Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SAÚDE

MS exclui uma suspeita, recebe novo possível caso, e continua com nove investigações do coronavírus

Boletim foi divulgado na tarde desta segunda-feira (2)
02/03/2020 16:20 - Eduardo Miranda


Boletim publicado na tarde desta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) mantém em nove o número de casos suspeitos de novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Em relação ao boletim da última sexta-feira, quando também havia nove suspeitos, um caso testou positivo para gripe e foi descartado, e um novo caso foi incluído.  

A maioria dos casos suspeitos de Mato Grosso do Sul é de moradores dee Campo Grande, sendo que seis deles estiveram na Itália, um na França e na Alemanha, e outro na Coreia do Sul. Um rapaz de 24 anos, de Ponta Porã, o primeiro caso suspeito de MS, continua na lista. Ele esteve na China, Tailândia e Alemanha.  

Todos os pacientes, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) estão em tratamento domiciliar, com monitoramento constante de autoridades de saúde e especialistas. Das pessoas que procuraram a rede de saúde pública e privada do Estado, três delas chegaram a ser tratadas como suspeitas, mas foram excluídas da lista depois que os exames testaram positivo para gripe A (influenza A). Outros quatro casos nem chegaram a ser levados em consideração, por não se enquadrarem no protocolo de definição de caso suspeito.  

São considerados suspeitos pessoas que tenham febre e pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais), além do histórico de viagem para área com transmissão local ou caso de contato com suspeito de pessoas com o novo coronavírus (Covid-19).  

Em Mato Grosso do Sul, o plantão da Central de Vigilância em Saúde atende nos seguintes números: 0800 647 1650 (telefone) e (67) 98477-3435 (Whats App). 

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo...