Clique aqui e veja as últimas notícias!

HABITAÇÃO

A caminho da sanção, Minha Casa, Minha Vida repaginado quer regularizar imóveis

Dados do Governo Federal indicam que 15 milhões de moradias têm algum problema
09/12/2020 06:00 - Ricardo Campos Jr

O programa habitacional Casa Verde e Amarela (que vai substituir o Minha Casa, Minha Vida), foi aprovado pelo Senado e segue para a sanção presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Além de alterar as regras, facilitando em alguns pontos a aquisição da casa própria, o projeto também vai bater em cima da regularização fundiária, ou seja, a adequação de imóveis que não dispõem de itens básicos para garantir o mínimo de conforto para os seus moradores.

Durante um debate coordenado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o secretário nacional de habitação, Alfredo Eduardo dos Santos afirmou que existem cerca de 15 milhões de residências com algum tipo de problema dentro de um universo de 62 milhões. Essas deficiências incluem desde a ausência de telhados até banheiros, reboco, pintura e piso.

Dentre as novas regras, famílias de baixa renda terão acesso à assistência técnica pública e gratuita para habitações de interesse social. A aplicação não deve ser imediata, pois os órgãos envolvidos devem se organizar para montar uma força-tarefa que deverá envolver visitas e fiscalizações às casas com algum tipo de problema. O Confea já se colocou à disposição para ajudar, se for preciso.

Profissionais de engenharia deverão acompanhar e orientar as melhorias ou reparos estruturais necessários para a regularização.

“O Minha Casa, Minha Vida foi importante. Foram produzidas 5,5 milhões de moradias. O que queremos com o Minha Casa Verde e Amarela é ampliar o Plano de Habitação. A produção habitacional é um dos pontos, mas temos que analisar também a regularização fundiária”, afirmou Santos.

Ainda não acabou... Faça login ou cadastre-se para continuar lendo essa notícia gratuitamente

Receba acesso também a outras notícias exclusivas. É rapidinho e não pediremos seu cartão de crédito :)

Quero Me Cadastrar

Já tem cadastro? Faça login clicando aqui