O levantamento anual das ações realizadas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apontou crescimento no número de apreensões de drogas em 2011. Somente no ano passado foram apreendidas nas operações de combate ao tráfico cerca de 10 toneladas de maconha e 1,1 tonelada de cocaína. As maiores apreensões ocorreram nos meses de abril e maio.
De acordo com o DOF, o combate efetivo nos 670 km de fronteira seca revela números positivos nas apreensões realizadas no ano passado. A maior quantidade de maconha foi apreendida no mês de maio, quando o Departamento recolheu 2,5 toneladas da droga. Já a cocaína teve seu maior registro de apreensão no mês de abril, com quase mil quilos do entorpecente recolhidos pelo órgão policial.
Balanço
De acordo com o levantamento de 2011 das principais atividades desenvolvidas pelo Departamento de Operações de Fronteira, 375 pessoas foram presas durante os meses de janeiro a dezembro. Foram cumpridos 34 mandados de prisão; 185 pessoas foram presas por tráfico de drogas e mais 156 foram detidas e conduzidas às delegacias por cometerem outros tipos de delitos.
Outro índice que também recebeu destaque na avaliação do Departamento foram as apreensões de cigarro contrabandeado. O equivalente a 476.351 pacotes foram retirados de circulação, um aumento de mais de 30 mil pacotes, se comparado ao mesmo período de 2010, que registrou cerca de 430 mil pacotes apreendidos.
Foram recolhidos ainda quase 105 mil unidades de DVD’s, 65.012 CD’s piratas e 1.392 unidades de pneus. Também foram apreendidas 33 armas de fogo, além de 55,80 m³ de madeira. O DOF conseguiu reaver 68 veículos que transitavam na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, utilizados para o transporte de drogas, mesma quantidade recuperada em 2010.
(Com informações do Notícias MS)