Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Número de casos confirmados de coronavírus sobe para seis em MS

Todos os casos confirmados são em Campo Grande, com um paciente internado
17/03/2020 16:34 - Glaucea Vaccari


De segunda para terça-feira (17) dois novos casos do novo coronavírus foram confirmados em Mato Grosso do Sul, subindo para seis o total de vítimas que testaram positivo para a Covid-19 no Estado, conforme boletim divulgado na tarde de hoje pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Os dois novos casos de Covid-19 são de duas mulheres, de 29 e 37 anos, ambas de Campo Grande. A identidade das vítimas não foram divulgadas, mas consta em boletim que elas tiveram contato com outros pacientes confirmados com o vírus.

Em um dia, foram notificados 22 novos casos suspeitos, no entanto, devidos a novos casos excluídos e descartados, o Estado tem atualmente 26 casos em investigação.

Campo Grande concentra todos os casos confirmados de Covid-19 em Mato Grosso do Sul.

Os pacientes são Thayani Silva, namorada do empresário Ueze Zahran Stamatis. Ele mora em São Paulo e testou positivo para o Covid-19 na noite da última quinta-feira; um homem de 31 anos, cujo nome não foi divulgado e viajou a Londres recentemente, além de manter contato com uma pessoa infectada.

Também testaram positivo para a doença o assessor do prefeito Marcos Trad, Robson Gatti, 46 anos, que deu entrada no Hospital da Cassems no último sábado (15), e o cônsul da síria, Kabril Youssef, 66 anos, que foi notificado pelo Hospital Proncon no dia 14 de março. De todos os casos confirmados, apenas o cônsul da Síria se encontra hospitalizado enquanto os demais estão em isolamento domiciliar. Todos estão sendo monitorados.

No total, desde o dia 25 de janeiro deste ano, foram notificados 122 casos suspeitos de coronavírus, com 69 destes descartados após resultado dar negativo para Covid-19 e 11 excluídos por não se encaixarem na definição de casos suspeitos do Ministério da Saúde.

Todos os casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Laboratório Central (Lacen/MS), onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo Influenza e Coronavírus. O Lacen/MS começou a realizar os exames para Covid-19, após receber kits de testes do Ministério da Saúde. Anteriormente, as amostras eram enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

O Brasil registrou a primeira morte por Covid-19. O paciente estava em São Paulo. Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias.

 

Felpuda


Nos bastidores, conversas, ou melhor, quase sussurros, dão conta de que compromisso assumido teria prazo de validade se acontecer a vitória de aliado.

A partir de então, o papo passaria a ser bem, mas bem diferente mesmo, pois, com acordo cumprido, novos objetivos passariam a ser fonte dos desejos, e sem nenhuma moeda de troca.

No caso, não haveria mais sequer um fio de bigode. Tipo, cada um na sua.