Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Estado ultrapassa 12 mil casos de Covid-19 e chega a 146 óbitos

Cerca de 70% são de recuperados
10/07/2020 13:27 - Gabrielle Tavares


Mato Grosso do Sul ultrapassou a marca de 12 mil casos da Covid-19, além de registrar 146 mortes. Foram 590 exames positivos e mais dez óbitos nas últimas 24 horas.

Dos 12.261 casos confirmados, 3.850 estão em isolamento domiciliar, 8.008 estão sem sintomas e já estão recuperados e 269 estão internados, sendo 142 em hospitais públicos e 127 em hospitais privados. Doze pacientes internados são procedentes de fora do Estado.  

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) ainda precisar analisar 2.686 exames e 2.597 casos foram notificados e não foram encerrados pelos municípios.

Em Campo Grande foram mais 258 confirmados, número total chega a 4.070. Em Dourados, com novos 60 casos, totaliza 3.280. A ocupação de leitos da Capital é de 79%, dos quais 26% são ocupados por pacientes com o coronavírus, 6% são de suspeitos e 47% de não Covid-19.

“Mato Grosso do Sul tem um crescimento de casos e mortes devido a expansão da doença e nosso povo não tem sido nada colaborativo no isolamento social, no uso de máscara e regras de higiene. Se queremos cessar esse crescimento é preciso a colaboração de cada um”, relatou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, em transmissão ao vivo realizada hoje.

Resende destacou ainda que do número total de confirmados, 8 mil são de pessoas recuperadas, que corresponde a 70%. “Mas estamos vendo a curva da taxa de ocupação de leitos que a cada dia se faz mais forte. Ontem entregamos 18 leitos que estarão a disposição da população segunda-feira (13)”, relatou.

Óbitos  

Em Dourados foram quatro vítimas, uma mulher de 84 anos faleceu na quarta-feira (08), ela não tinha nenhuma comorbidade relatada; outra mulher, de 31 anos, sofria de diabetes e obesidade e foi a óbito na quinta-feira (09); também na quinta-feira, mais dois homens morreram pela Covid-19 na cidade, um de 89 anos e outro de 59. O mais velho não tinha comorbidades e o de 59 anos possuía hipertensão e obesidade.

Em Campo Grande foram duas mortes na quinta-feira, a primeira foi de uma mulher de 89 anos, não sofria de comorbidades; a segunda também foi uma mulher, de 67 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e diabetes.

Em Cassilândia a vítima foi uma mulher de 90 anos, que também sofria de doença cardiovascular crônica. Em Maracaju, um homem de 84 anos, tinha diabetes, que doença cardiovascular e doença renal crônica. Em Corguinho, um homem de 73 anos, diabetes, imunodeficiência/imunodepressão, doença cardiovascular e doença renal crônica. A última foi em Sidrolândia, uma mulher de 97 anos, que não possuía comorbidades e não resistiu. Todas as vítimas faleceram na quinta-feira. 

 
 

Felpuda


Candidato a prefeito em cidade do interior tremeu que só nas bases diante da decisão que tirou a corda do pescoço de adversário, liberando o dito-cujo para disputar a eleição.

Como acreditava que o pleito seria “um passeio”, estava até pensando no modelito que usaria no dia da posse.

Agora, teme nadar, nadar e morrer na beira da praia, deixando o terno pendurado no cabide.