Em pouco mais de um mês, a quantidade de mortes por Covid-19 corresponde a mais da metade do número de óbitos por gripe em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados durante transmissão ao vivo da Secretaria de Saúde (SES) nesta sexta-feira (17) mostram que a influenza hospitalizou 28 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde janeiro, das quais oito não resistiram.
Já o novo coronavírus fez cinco vítimas até o momento no Estado e nove pacientes seguem internados em estado grave com a doença, quatro em leitos de Unidade de Terapia Intnsiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco na rede privada.
Os números de casos das doenças também se aproximam. Nesta segunda-feira foram confirmadas 143 pessoas com a doença, quatro a menos do que a influenza.
Das 28 pessoas que testaram positivo para influenza com SRAG e que estavam hospitalizadas, cinco tinham H1N1, 4 tinham influenza B e 19 não foram subtipados. Com relação aos mortos, um tinha H1N1, outro influenza B e seis não foram subtipados.
Ao todo, Mato Grosso do Sul teve 147 pacientes positivos para gripe, graves ou não. A maioria pegou subtipo A, das quais 35 confirmaram presença de H1N1 no organismo e 73 não foram subtipadas. Outras seis pessoas tiveram H3N2 e 33 o vírus influenza B.