Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

INFLUENZA

Número de mortes por Covid-19 em MS se aproxima da gripe

Em pouco mais de um mês, coronavírus matou cinco e gripe fez oito vítimas desde janeiro
17/04/2020 11:40 - Ricardo Campos Jr


 

Em pouco mais de um mês, a quantidade de mortes por Covid-19 corresponde a mais da metade do número de óbitos por gripe em Mato Grosso do Sul. Dados divulgados durante transmissão ao vivo da Secretaria de Saúde (SES) nesta sexta-feira (17) mostram que a influenza hospitalizou 28 com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) desde janeiro, das quais oito não resistiram.

Já o novo coronavírus fez cinco vítimas até o momento no Estado e nove pacientes seguem internados em estado grave com a doença, quatro em leitos de Unidade de Terapia Intnsiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) e cinco na rede privada.

Os números de casos das doenças também se aproximam. Nesta segunda-feira foram confirmadas 143 pessoas com a doença, quatro a menos do que a influenza.

Das 28 pessoas que testaram positivo para influenza com SRAG e que estavam hospitalizadas, cinco tinham H1N1, 4 tinham influenza B e 19 não foram subtipados. Com relação aos mortos, um tinha H1N1, outro influenza B e seis não foram subtipados.

Ao todo, Mato Grosso do Sul teve 147 pacientes positivos para gripe, graves ou não. A maioria pegou subtipo A, das quais 35 confirmaram presença de H1N1 no organismo e 73 não foram subtipadas. Outras seis pessoas tiveram H3N2 e 33 o vírus influenza B.

 

Felpuda


Nos bastidores, há quem garanta que a única salvação, de quem está com a corda no pescoço, é ele aceitar ser candidato a vice-prefeito em chapa de novato no partido. Vale dizer que isso nunca teria passado por sua cabeça, uma vez que foi eleito com, digamos, “caminhão de votos”. Se aceitar a imposição, pisaria na tábua de salvação; se recusar, poderá perder o mandato. Ah, o poder!