A 69ª edição do Globo de Ouro premiou na noite deste domingo (15) os melhores filmes e séries de TV do ano de 2011. O evento foi promovido pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood e teve como grande atração, curiosamente, o apresentador Ricky Gervais. Apresentador pela terceira vez da premiação, o comediante britânico roubou a cena no ano passado com piadas que desagradaram desde atores a altos executivos da indústria do cinema.
A cerimônia aconteceu em Los Angeles desde às 23h (horário de Brasília) e foi transmitida no Brasil pelo canal pago TNT. "O artista", filme mudo em preto e branco, foi o grande vencedor da noite. Indicado em seis categorias, o longa ganhou como melhor comédia, melhor ator de comédia (Juan Dujardin) e trilha sonora. Logo atrás veio "Os descendentes", que levou como melhor filme em sua categoria e melhor ator dramático com seu protagonista, George Clooney. Outra vencedora foi Meryl Streep, que ganhou o prêmio de melhor atriz na interpretação da controversa ex-premiê britânica Margaret Thatcher no filme "A dama de ferro".
Também vale citar o prêmio de melhor atriz de comédia para Michelle Williams, pela interpretação como Marylin Monroe em "Sete dias com Marylin", e o prêmio de melhor filme estrangeiro para o iraniano "A separação", de Asghar Farhadi. Quem levou seu terceiro Globo de Ouro foi Martin Scorsese, pela diração em "A invenção de Hugo Cabret", seu primeiro longa rodado em 3D. Por fim, a música "Masterpiece", feita cantora Madonna para "W.E.", seu próprio filme, recebeu o prêmio de melhor canção original.
Entre os programas de TV, destacaram-se "Homeland", drama sobre terrorismo, e a comédia "Modern family", que venceram como melhores séries em suas respectivas categorias. O ator Kelsey Grammer, conhecido por "Frasier", levou como melhor ator de drama pela série "Boss", enquanto Matt Le Branc, o Joey de "Friends", ganhou seu primeiro Globo de Ouro pelo desempenho em "Episodes". Já Kate Winslet foi eleita a melhor atriz por seu trabalho na minissérie "Mildred pierce”.