Lançada nesta terça-feira (2), a 20° edição do Festival de Inverno de Bonito traz diversas atrações de arte e cultura para todo o Mato Grosso do Sul. Regado com uma gama de apresentações e 15 horas de programação, o evento deve atrair diversos turistas e movimentar a economia do Estado. É o que espera o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) quando citou a importância da manutenção do evento mesmo em meio a crise.
Para Azambuja, “a manutenção dos festivais e as parcerias com a Prefeitura de Bonito e as empresas que nos ajudaram a movimentar os festivais mesmo enfrentando uma crise enorme no país onde a maioria dos festivais paralisaram as suas atividades. O festival de Bonito deixou de ser algo só da música, ele é hoje do artista plástico, da dança, do circo, da literatura, passou ter pluralidade, a gente fica muito feliz pela manutenção desses festivais aqui no Mato Grosso do sul, explicou o governador.
Os dias de evento, para a diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS (FCMS), Mara Caseiro, são de celebração multicultural e da diversidade. “Não é só música, é arte, literatura teatro, é uma transformação cultural”, disse.
Prefeito da cidade, Odilson Soares comentou que o Festival já se tornou marca registrada de Bonito com a participação efetiva da população na realização do evento e convidou todo o estado para participar. “Bonito está de braços abertos para receber todos, serão bem-vindos”, falou.
Este ano, o Festival de Inverno de Bonito chega a 20ª edição com realização entre os dias 25 e 28 de julho. Serão mais de 15 horas de programação cultural totalmente gratuita, que também abrange o artesanato, as artes visuais, a literatura e a gastronomia.
O Festival de Inverno de Bonito reúne a classe artística de Mato Grosso do Sul. “É um momento importante para todos nós. Apesar de todas as dificuldades que o País passa, o governador manteve a realização do Festival”, disse o músico Guarani.
A realização do FIB 2019 conta com apoio da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Sebrae, Sesc, Senac e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-MS (Abrasel-MS). A Prefeitura de Bonito e Câmara Municipal de Bonito são parceiras do evento.
PÚBLICO LGBT
Durante a cerimônia de abertura drag queens estiveram com cartazes dentro do auditório da governadoria protestando para que haja a inclusão de artistas LGBT no festival. Em resposta, Mara Caseiro disse que artistas serão incluídos no festival este ano, o que foi confirmado durante a cerimônia de abertura por Reinaldo Azambuja.
*Com informações do Portal MS