Clique aqui e veja as últimas notícias!

ESPECIAL

O que fazer na quarentena: como aproveitar os dias em casa na pandemia

Ainda há um longo período até a vacina do coronavírus, até lá ainda há tempo para aprender coisas novas
03/09/2020 14:01 - Gabrielle Tavares


A pandemia da covid-19 atinge em setembro a marca de seis meses presente no cotidiano dos brasileiros. Foram inúmeras mudanças que precisaram ser feitas, ensino remoto, home office, terapia online, festa de aniversário por videochamada. No marketing, as empresas vendem a adaptação como o novo normal, mas na vida real, as pessoas só estão preocupadas em sobreviver.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. A psiquiatra suíça Elisabeth Kubler-Ross propôs em seu livro “Sobre a morte e o processo de morrer”, de 1969, o modelo Kübler-Ross, que separa nesses cinco passos o processo de luto de quem perde uma pessoa querida.

Não é possível comparar a morte de uma pessoa com a perda da realidade comum, causada pela pandemia do coronavírus. Mas se Kubler-Ross nos permite, cada pessoa em quarentena forçada já deve ter passado por seus cinco passos.

Não importa em qual estágio você está, ou varia em torno dos cinco ao longo de um dia só, mesmo que todos já estejam cansados de ficar em casa, ainda há um longo caminho até a vacina. O pico da pandemia estava previsto para abril, já estamos em agosto e a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul ainda não confirmou o auge da doença no Estado.

Para ajudar nesse momento complicado, a reportagem do Correio do Estado preparou um especial com dicas sobre como passar o tempo na quarentena.