Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados no começo do mês pelo Ministério da Educação, revelam quais municípios avançaram, quais retrocederam e quais permanecem estagnados na qualidade do ensino público oferecido aos alunos. Em Mato Grosso do Sul, três cidades não bateram nenhuma das metas (ensino fundamental anos iniciais, fundamental anos finais e ensino médio).
Cada localidade recebe uma determinada pontuação de acordo com uma série de fatores, como censo escolar, Prova Brasil e Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Algumas não têm alunos suficientes em algum dos níveis considerados e por isso não têm a média daquele seguimento específico calculada.
Entre as que foram avaliadas em todos os quesitos, Bandeirantes não atinge o mínimo desde 2015, lembrando que o Ideb é divulgado somente em anos ímpares. Em 2019, o ensino público daquele município tirou 5.2 enquanto deveria ter chegado a 5.6 em uma escala que vai de zero a dez.
Cassilândia, por sua vez, deu um passo atrás nos anos iniciais do ensino fundamental. A cidade havia atingido todas as metas preconizadas pelo Ministério da Educação, mas em 2019 amargou pontuação de 5.3, enquanto o esperado era 5.4. Já nas séries finais, a cidade está há dois Idebs sem marcar um gol, e no ano passado teve resultado de 4.3, enquanto deveria ter tirado 4.6.
A situação é parecida com Chapadão do Sul, que pela primeira vez deixou de alcançar o resultado aguardado nas séries iniciais. Tirou 5.4 enquanto deveria ter chegado a 5.6. Considerando a média para oitavo e nono anos, a cidade não bate a meta desde 2011.