Cidades
DIFERENTE
O som desta torneira parece o de um carro de Formula 1!
Recurso
A ação, que atenderá aproximadamente 5 mil agricultores na área de assistência técnica, está prevista para começar em abril deste ano
18/01/2025 14h30
JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
O programa da Itaipu Binacional, que nasceu a partir de um convênio firmado por três instituições, levará investimentos para a agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e do Paraná.
Durante a semana, mais precisamente na quarta-feira (16), representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do Paraná e de Mato Grosso do Sul estiveram reunidos na sede da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
O tema debatido abordou investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) tanto em Mato Grosso do Sul quanto no Paraná, com a previsão de atender aproximadamente 5 mil famílias da agricultura familiar, a partir de abril deste ano.
A ação, prevista para começar no mês de abril, beneficiará cerca de 5 mil famílias que trabalham no eixo da agricultura familiar.
Por meio do programa Itaipu Mais que Energia, serão realizadas ações com duração de dois anos, sendo três meses destinados à estruturação e o restante para a execução.
Conforme explicou o superintendente substituto do Incra/PR, Cyro Fernandes Corrêa Júnior, que representou a regional no encontro, a Itaipu já vinha investindo na ampliação das ações de assistência técnica e extensão rural (Ater), promovendo o fortalecimento da cadeia produtiva.
“Agora, nos convida a apresentar e ouvir sobre o novo projeto, para atender agricultores familiares, assentados e quilombolas diretamente, suprindo a falta de recursos para esta ação no instituto e na Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater)”, destacou Cyro Fernandes.
Ficaram alinhados os principais pontos de ação, como a contratação de técnicos, a capacitação e o tempo de atendimento para cada família. Participaram da reunião representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) de Mato Grosso do Sul e do Paraná.
“Foi consenso entre os presentes a importância desses investimentos da Itaipu para reacender o papel da Ater no desenvolvimento rural sustentável, no fortalecimento dos circuitos curtos de comercialização, na agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, na transição para a agroecologia e na preservação e restauração ambiental, especialmente das águas”, concluiu Cyro Júnior.
Saiba: A Itaipu Binacional é muito mais que uma geradora de energia. A empresa investe em ações socioambientais e atua para o desenvolvimento regional sustentável. Alinhado às políticas do Governo Federal, o Programa Itaipu Mais que Energia reúne iniciativas da empresa que vão da preservação ambiental ao apoio a projetos sociais, sempre com o objetivo de promover o bem-estar das comunidades.
Campo Grande
Alunos que já recebiam o benefício em anos anteriores podem fazer o recadastramento pela internet, saiba como
18/01/2025 13h30
O cadastro e recadastramento de estudantes para o Passe do Estudante de Campo Grande termina neste domingo (19).
Aqueles que já receberam o benefício em anos anteriores podem fazer a solicitação pela internet (confira o passo a passo abaixo).
Os critérios para obtenção do benefício são:
Cada estudante pode escolher até seis linhas para o trajeto casa/escola e escola/casa. É permitido o uso de duas viagens diárias, com intervalo mínimo de 30 minutos entre acessos aos bloqueios eletrônicos nos ônibus, terminais e estações.
A retirada dos cartões poderá ser feita a partir do dia 10 de fevereiro de 2025, na unidade do estudante.
Aqueles que não foram beneficiados em anos anteriores, após cumprirem as etapas acima, devem comparecer pessoalmente a um terminal urbano de transbordo ou à Central de Atendimento do Consórcio Guaicurus (Rua 25 de Dezembro, 924, 2º andar, Bairro Jardim dos Estados) para realizar a inscrição.
O calendário escolar referente ao ano letivo de 2025 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) do dia 28 de outubro de 2024.
As aulas começam no dia 10 de fevereiro, e terminam no dia 12 de dezembro de 2025.
Serão 200 dias letivos distribuídos em quatro bimestres.
Confira as datas:
DATA |
FATO |
2 de janeiro de 2025 |
Início do ano escolar |
2 a 31 de janeiro de 2025 |
Período destinado ao atendimento ao público, matrícula e organização das turmas |
3 a 7 de fevereiro de 2025 |
Apresentação de professores e jornada pedagógica |
2 a 31 de janeiro de 2025 / 17 a 31 de julho de 2025 |
Férias de alunos e professores |
10 de fevereiro de 2025 |
Início do ano letivo |
12 de dezembro de 2025 |
Término do ano letivo nas escolas que oferecem ensino fundamental |
16 de dezembro de 2025 |
término do ano letivo nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) |
19 de dezembro de 2025 |
Encerramento do ano escolar |
Atualmente, a Rede Municipal de Ensino (Reme) tem aproximadamente 109 mil alunos matriculados em 206 unidades de ensino, 7,5 mil professores e 12 mil servidores (administrativos, limpeza, merenda, monitor de aluno, entre outros).
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
ASSINANTES