Cidades

CONSCIENTIZAÇÃO

A+ A-

Obesidade infantil: especialista alerta sobre alimentação das crianças na quarentena

Tem dificuldade? confira dicas importantes para reeducação alimentar das crianças

Continue lendo...

Com as crianças em casa sem aulas e sem atividades para gastar a energia por conta da pandemia do novo coronavírus, os pais vêm enfrentando dificuldades para manter a boa alimentação dos pequenos nos últimos meses e muitos lidando até com problemas  de obesidade precoce. 

Hoje, a obesidade infantil é considerada um mal mundial que está aliada não só por fatores genéticos, responsáveis por 70% das causas, mas também com estilo de vida das crianças que neste ano estão diferentes.  As telas dos smartphones e os videogames, aliados a outros fatores contribuem para que a obesidade infantil atinja patamares assustadores que pode gerar resultados ruins pós-pandemia, segundo especialistas. 

Segundo dados divulgados pela Organização Internacional World Obesity, atualmente cerca de 158 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos convivem com o excesso de peso, e esse número deve aumentar para 254 milhões em 2030 em todo o mundo.

O Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, foi celebrado no último 3 de junho, e todos os anos pretendem alertar sobre os riscos da doença e os cuidados necessários para combater esse mal, que afeta milhares de crianças.

Para a nutricionista Bruna Martins, o principal fator da obesidade está no descontrole na ingestão da comida, mas outros fatores podem estar por trás do problema que muitas vezes começa ainda quando bebê. 

“Muitas crianças consomem alimentos inadequados para sua idade, como o açúcar, que não deve ser oferecido antes dos 2 anos. Mas o que mais vemos é o oferecimento de doces, frituras, produtos industrializados, refrigerantes entre outros. Então a preocupação deve ser maior, porque crianças com obesidade têm a saúde comprometida e correm risco de desenvolver doenças”, disse a especialista.

EXEMPLO COM OS FILHOS 

A nutricionista explica que a boa formação alimentar da criança bem como a continuidade dela  é de responsabilidade e exemplo dos pais na rotina diária. “As crianças precisam de uma referência, um modelo, ou seja, tudo aquilo que um adulto comer a criança também vai querer. O principal exemplo deve vir dos pais, muitos até gostariam que os filhos comessem mais verduras, frutas, alimentos saudáveis, mas, eles mesmos não comem. Quem faz as compras da casa e cozinha são os familiares, então, a criança deve se adaptar a rotina da casa e da alimentação, não o contrário. Quando os hábitos saudáveis são formados desde cedo, a alimentação adequada se torna muito mais fácil na vida adulta”, explicou. 

De acordo com a especialista, assim como os adultos, as crianças têm sinais de saciedade e muitas vezes os pais querem que o filho não levante da mesa até terminar o prato de comida. “A maioria das crianças quando saciadas não querem continuar comendo, então os pais não devem obrigar a criança a comer quando elas não querem. É fato que a criança irá sentir fome ao longo do dia, então quando o sinal de fome chegar ela irá comer novamente”, contou. 

DIFICULDADE
A operadora de caixa, Glayce Laura Amaral, de 26 anos, está passando um ‘perrengue’ na alimentação dos filhos Yan de 4 anos e Isaque de apenas 2 anos, que mesmo não estando acima do peso, dão um certo ‘trabalho’ no que diz respeito a alimentação saudável com a mudança repentina na rotina. 

“Aqui está difícil para fazer eles comerem principalmente comida. Sem aulas, eles estão acordando tarde, querem tomar leite e comer outras coisas que não seja comida, a gente oferece, mas mesmo assim comem bem pouco e mais tarde já estão com fome, mas a comida mesmo, não querem novamente”, explicou. 

Glayce contou a reportagem do Correio do Estado que está tentando mudar a alimentação, mas que, na verdade, até agora a única coisa que está fazendo é evitar dar guloseimas ou lanches perto do horário principal das refeições para tentar ajudar na rotina dos filhos. 

Para a nutricionista, quando a alimentação já é equilibrada, com alimentos saudáveis a quarentena não se torna um problema. Mas se a alimentação dos filhos é inadequada, pode ser que nesse período ela fique mais ainda prejudicada.

Confira abaixo, algumas dicas importantes para ajudar nesta quarentena:

— A mudança começa pela alimentação dos adultos

— Trabalhe em família em busca de uma alimentação mais balanceada. 

— Não é necessário excluir todos os alimentos, mas dar prioridade aos saudáveis.

— Criança precisa de rotina, inclusive na hora de comer

— Pais podem incluir os filhos nas compras e deixá-los responsáveis por pegar alguns alimentos da lista.

— Deixar frutas à disposição e ao alcance da criança. 

— Chame os filhos para a preparação dos alimentos na cozinha

— Ensine as crianças sobre os alimentos, assistindo vídeos que estimulam. 


*Com informações da Agência Brasil

"Vacina no braço"

Casos de Síndrome Aguda Respiratoria Grave aumentam em Campo Grande

Conforme o boletim da InfoGripe divulgado nesta quinta-feira (18) os casos de síndrome gripais aumentaram na Capital; a recomendação é que os grupos prioritários tomem vacina

18/04/2024 18h15

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Campo Grande está entre outras 19 Capitais que apresentaram aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), conforme boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (18), pela Fiocruz. 

 O relatório apontou que aumentou o número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de Influenza A (vírus da gripe) e o vírus respiratório (VSR).

"Na presente atualização observa-se que 19 das 27 capitais apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 15: Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Manaus (AM), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP)", indica o relatório.

Divulgação InfoGripe

A Covid-19 segue em queda e em alguns Estados permanece em níveis baixos de incidência. Os dados apontam que a disseminação da Síndrome Respiratória Aguda Grave, de Influenza A e o vírus respiratório para as próximas semanas em 19 Estados e Mato Grosso do Sul pode apresentar aumento nas próximas semanas. 

Os indicativos correspondem a semana Epidemiológica (SE-15), entre os dias 7 e 13 de abril, considerando dados dispostos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe).

Segundo o pesquisador do Programa de Computação Científica (Procc/Fiocruz) e coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, para impedir o crescimento dos casos o público alvo deve procurar a unidade de saúde mais próxima e tomar a vacina contra a influenza. 

“Para o vírus da gripe, a gente conta com vacina e campanha de vacinação em todo o país. Então quem é grupo de risco, deve buscar o posto de saúde para se vacinar. A vacina da gripe, tal qual a vacina da Covid, têm como foco diminuir o risco de agravamento de um resfriado, que pode acabar desencadeando uma internação e até, eventualmente, uma morte. Ou seja, a vacina é simplesmente fundamental. Em relação ao VSR, a rede privada tem uma vacina já disponível para idosos, que também é muito importante, já que embora o risco do VSR seja muito maior nas crianças pequenas, a gente também observa internações nos idosos”, explica Marcelo Gomes.

A recomendação do pesquisador para pessoas que apresentem sintomas gripais usem máscara de qualidade as recomendadas são: N95, KN95, PFF2; no caso de sair de casa para procurar atendimento médico em unidades de saúde. 

Veja outros Estados com tendência de aumento da Síndrome Respiratória Aguda Grave:

  •  Acre;
  • Alagoas;
  • Amazonas;
  • Bahia;
  • Ceará;
  • Distrito Federal;
  • Goiás;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Pará;
  • Paraíba;
  • Paraná;
  •  Pernambuco;
  • Rio Grande do Norte
  • Rio Grande do Sul;
  • Rio de Janeiro;
  • Santa Catarina;
  • Sergipe;
  • São Paulo;
  • Tocantins;

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em decorrência da Covid-19 apresenta queda. 

No país

Somente em 2024, óbitos ligados a SRAG foram registrados  2.322 óbitos, sendo 1.411 (60,8%)
com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 728 (31,4%) negativos, e ao
menos 78 (3,4%) aguardam resultado.

Casos positivos

  • 12,3% Influenza A;
  •  0,1% Influenza B;
  •  3,1% vírus sincicialrespiratório (VSR);
  •  81,7% SARS-CoV-2 (COVID-19);

 

Assine o Correio do Estado

 

Prazos

Mais de 68 mil pessoas poderão concluir o processo de obtenção da CNH até 31 de dezembro em MS

Os processos para retirada da CNH, que foram prorrogados por mais 12 meses, foram interrompidos em 2019

18/04/2024 17h50

Foto: Rachid Waqued

Continue Lendo...


De acordo com a deliberação nº271/2023, todos os processos de habilitação ativos até dezembro de 2023 tiveram o prazo de conclusão ampliado para 31 de dezembro de 2024.

De acordo com o levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), mostra que 8,6 mil processos estão parados na etapa de agendamento teórico, enquanto  12,6 mil na etapa de agendamento do exame prático de duas rodas. 

Ainda de acordo com o departamento de trânsito, 14,3 mil veículos estão na fase de agendamento prático de quatro rodas.Os demais são alunos que se encontram na fase de exames de saúde e ainda não chegaram na etapa de aulas.

O aviso do Detran é para as pessoas que ainda tem interesse em dar andamento ao processo procurem os seus respectivos CFC (Centro de Formação de Condutores) e não deixem para fazer isso perto do prazo expirar.

Ainda segundo o órgão, uma notificação eletrônica será encaminhada para os cidadãos que se qualificarem para a prorrogação. O alerta será enviado ao e-mail cadastrado no sistema durante a inscrição. Não haverá necessidade de efetuar novos pagamentos ou emissões de novas guias.

 

Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).