Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

"MISTÉRIO RESOLVIDO"

Objeto do espaço que caiu em MS é tanque de foguete

Brilho no céu intrigou moradores de vários municípios do Estado na madrugada de domingo (28)
29/12/2014 09:44 - GABRIEL MAYMONE


O brilho visto no céu por moradores de várias cidades de Mato Grosso do Sul na madrugada de domingo (28) foi um dos assuntos mais comentados do dia e rendeu asas à imaginação de muita gente. No início foi denominado pela maioria como uma chuva de meteoros.

Ainda na manhã de domingo, o Portal Correio do Estado publicou reportagem informando que se tratava, na verdade, de lixo espacial, provavelmente pedaço de um foguete, fato que se confirmou horas depois, quando uma foto de um objeto gigante que caiu em um sítio no perímetro urbano de Santa Rita do Pardo (MS) – distante 410 km de Campo Grande - começou a circular nas redes sociais. Segundo um morador, o objeto mede cerca de 1,60m e o material seria algo similar a fibra de vidro.

 

 

 

Ainda na noite de domingo (28), estudiosos de astronomia, integrantes do grupo Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Brazilian Meteor Observation Network – Bramon), publicaram no Facebook que o objeto preto que caiu em MS é um tanque de xenônio (material para dar impulso) do foguete Falcon 9 v1.1(NORAD 40142).

Conforme os especialistas no assunto, a reentrada (termo utilizado quando um objeto que foi lançado para o espaço retorna para a Terra) do foguete estava prevista. Uma câmera allsky (MASCOT) em Cerro Paranal, no Chile, também capturou imagens do objeto. O grupo montou um mapa baseado em relatos do objeto cruzando o céu mostrando a trajetória do tanque, que atravessou o Chile, passou por parte da Argentina, cruzou o Paraguai, entrou no céu de Mato Grosso do Sul e caiu em Santa Rita do Pardo, ao leste do Estado.

O foguete foi lançado em 7 de setembro de 2014 para colocar em órbita o satélite ASIASAT-6, da empresa Space X. 


Mapa com a trajetória percorrida pelo objeto; pontos indicam locais onde há relatos de pessoas que o viram no céu - Crédito: Bramon

Tanque vermelho é o objeto que caiu em MS

Felpuda


Figurinha cuja eleição estava sub judice trabalha intensamente para ter a votação legalizada. Isso acontecendo, garante uma das cadeiras de vereador. Assim, quem hoje foi proclamado eleito vai para a fila da suplência.

Caso isso ocorra, a figurinha que corre o risco não deverá ficar desamparada, pois deixou secretaria municipal para disputar as eleições e poderá ter a cadeira de volta em 2021. Agora, resta esperar para ver onde vai parar.