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Obra de ponto de integração começa em 2011

Obra de ponto de integração começa em 2011

Redação

18/08/2010 - 07h50
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anahi zurutuza

Somente em 2011 a Prefeitura de Campo Grande deve iniciar a construção do Ponto de Integração do Bairro São Francisco — terminal de ônibus “aberto”, que vai funcionar de maneira semelhante ao Ponto de Integração Avedis Balabanian, situado em frente da Escola Estadual Hércules Maymone, no Bairro Miguel Couto. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, João Antônio De Marco, os projetos arquitetônicos e de engenharia já foram elaborados, mas terão de passar por ajustes.
“Falta também a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) finalizar o estudo de impacto para o trânsito da região. Mas, só vamos mexer com isso no ano que vem”, afirma De Marco. O ponto do São Francisco será construído em terreno, já adquirido pela prefeitura, que fica no cruzamento das avenidas Euler de Azevedo com Tamandaré.
A obra ainda não foi orçada pela prefeitura e segundo De Marco não dá para estimar se o novo Ponto de Integração terá também custo semelhante ao que foi investido no Ponto de Integração do Bairro Miguel Couto, onde foram gastos cerca R$ 2 milhões. “O PI do Hércules Maymone foi construído dois anos atrás (a obra teve início em 2008, mas o terminal foi inaugurado em 2009), os valores já estão totalmente defasados”, explica o secretário.
Histórico
Os recursos para as obras são provenientes de doação que totaliza R$ 10 milhões, feita pela Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande (Assetur) ao município, em 2006, quando foi renovado o contrato de concessão com as cinco empresas que exploram o transporte coletivo urbano na Capital — Viação Serrana, São Francisco, Cidade Morena, Campo Grande e Jaguar Transporte Urbano.
Como dinheiro, a prefeitura comprometeu-se a construir quatro novos terminais de transbordo em Campo Grande. Mas, até agora, somente a obra do Ponto de Integração do Hércules Maymone foi finalizado.
Pontos de Integração
Os pontos de integração são dotados de duas plataformas cobertas e funcionam como grandes pontos de ônibus, que recebem várias linhas de ônibus e os usuários do transporte coletivo podem fazer integração temporal, usando os cartões de passe eletrônico.
O PI Avedis Balabanian recebe as linhas 070 (Bandeirantes/ General Osório), 075 (Guaicurus/BR-262), 076 (Aero Rancho/ Hércules Maymone), 514 (Tiradentes), 515 (Arnaldo Estevão de Figueiredo), 516 (Maria Aparecida Pedrossian – direto), 517 (Maria Aparecida Pedrossian – integração), 519 (Noroeste), 520 (Noroeste) e 524 (Leon Denizart Conte).

Inteligência Artificial

UFMS ignora alunos e utiliza IA em artes

Nas redes sociais, a instituição apresenta capivara com três olhos e alunos inexistentes

07/11/2024 19h00

Em vídeo feito por IA, capivara aparece com três olhos

Em vídeo feito por IA, capivara aparece com três olhos Reprodução

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A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem enfrentado críticas crescentes por utilizar Inteligência Artificial (IA) na criação de conteúdo para suas redes sociais. De alunos fictícios ao mascote Capi com olhos duplicados, a prática tem gerado descontentamento entre os estudantes.

Apesar de haver 11.790 alunos matriculados na modalidade presencial no campus da Cidade Universitária, em Campo Grande, a UFMS optou por criar alunos fictícios por meio de IA para suas publicações. O primeiro vídeo gerado com essa tecnologia foi recentemente divulgado, embora a ferramenta já tenha sido utilizada em postagens de arte estática anteriormente.

Veja algumas das críticas deixadas por alunos na publicação:

Revolta

Apesar de a atitude gerar revolta em alunos de diferentes cursos, os de Artes Visuais são especialmente afetados. A aluna Isadora Figueiredo afirma que a grande maioria se sente incomodada com o uso imoral da Inteligência Artificial. 

"O curso de artes visuais foi um dos poucos que recebeu nota 5 nessa última avaliação e, ainda assim, parece que não é o suficiente para que a UFMS sequer pense em comunicar com os discentes do curso para sugerir propostas, visto que não houve diálogo algum antes da produção desses anúncios com IA. Sei também que muitos de meus colegas tem interesse na área de Design e, sabendo que não há esse curso na UFMS, essa poderia ser uma oportunidade interessante para os alunos experimentarem essa área, mesmo sem receber nada financeiramente".

Para a estudante Rebeca Ferelli, é compreensível que a universidade queira explorar as novas tecnologias, mas a forma como esta sendo feito é um problema.

"Uma universidade que oferece a proposta de ensinar técnicas para um trabalho e, então, utiliza de outras técnicas para se propagar é irônico, como se mostrasse na cara dos estudantes que eles estão sendo ensinados mas, no fim, serão trocados pela IA. [...] Usar IA para propaganda da universidade, principalmente do vestibular, não é nada além de um teste para ver se estaria tudo bem começar a usar esse meio chulo (mal feito e pouco cativante) ao invés do trabalho dos próprios alunos. Mostra que o interesse é a propaganda, não o desenvolvimento dos estudantes."

De acordo com o aluno Luiz Miguel, durante a avaliação MEC, a universidade arrumou o bloco de Artes e colocou um novo bebedor de água à disposição dos alunos, mas assim que o período de avaliação acabou foi retirado. 

"Atitudes como essa e vídeos gerados por ferramentas de Inteligência Artificial deixam a gente ainda mais invisíveis. Se a universidade que deveria alavancar, nos impulsionar e nos fazer acreditar que existe mercado de trabalho pra nossa área, não faz isso… Faz o contrário, utiliza de IA para fazer as artes… Eles vendem e tentam ensinar pra gente coisas que nem eles mesmos acreditam."

A dicente Maya Severino acredita que, se houvesse interesse da universidade, seria possível criar um projeto colaborativo entre o curso de Artes Visuais e a instituição.

"O curso de Artes já teve um projeto junto com o curso de Jornalismo, pro jornal deles, o Projétil. Então com certeza se a universidade falasse com o curso, a gente poderia ter feito uma parceria para a divulgação do vestibular ao invés de apelarem para o uso da IA, o que já está sendo feito a tempos por eles e sendo duramente criticado. Então mais uma vez eles deixam bem claro que não estão dispostos a se comunicarem com os cursos que existem dentro da universidade".

Resposta

As redes sociais da UFMS são gerenciadas pela Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom). A agência também é responsável pela TV UFMS, Rádio Educativa, site institucional e assessoria de imprensa.

Entramos em contato com a assessoria da instituição, mas até o momento da publicação desta reportagem, não houve um posicionamento oficial.

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Cidades

Brasil poderá oferecer CNH exclusiva para quem dirige veículos automáticos

O Projeto de Lei 7746/17 tem como objetivo acompanhar a evolução tecnológica do setor automotivo, além de atender à crescente demanda por carros automáticos no país

07/11/2024 18h45

CNH passará por mudanças em 2025

CNH passará por mudanças em 2025 Reprodução/ CNN Brasil

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O Brasil deve introduzir, em 2025, uma nova categoria na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), exclusivamente voltada para veículos automáticos. A iniciativa é parte do Projeto de Lei 7746/17 e tem como objetivo acompanhar a evolução tecnológica do setor automotivo, além de atender à crescente demanda por carros automáticos no país.

Conforme informações divulgadas pelo Portal Terra, quem passar por atualização na carteira de habilitação no próximo ano passará por um processo de obtenção da CNH que atenderá às necessidades contemporâneas, proporcionando mais conforto e segurança aos novos motoristas, além de refletir uma tendência de modernização nossos sistemas de transporte.

O que será introduzido? 

A partir do próximo ano, os motoristas terão a opção de se certificar especificamente para a condução de veículos automáticos, sem a exigência de aprendizado em câmbio manual. 

O novo formato pode até ser um pesadelo para motoristas pouco habituados ao câmbio automático, mas será bem-vindo em um cenário onde a praticidade de dirigir veículos automáticos se torna cada vez mais relevante, sobretudo em grandes centros urbanos com tráfego intenso.

Quais são as leis para ultrapassagens perigosas?? 

Em conformidade com o projeto da lei 1.405/24, estabelece-se a categorização de manobras arriscadas como 'ultrapassagem perigosa ou direção irresponsável'. Neste contexto, infrações como proteção em locais inadequados ou inadequados sob condições adversas serão tratadas com mais rigidez. 

A mudança tem como objetivo influenciar a cultura dos motoristas, incentivar uma mudança de comportamento no trânsito brasileiro.  

Como se aplica às multas? 

Conforme as previsões previstas, a multa é de R$ 2.934,70, equivalente a dez vezes o valor de uma infração gravíssima. Também pode ocorrer a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, além da aplicação de sete pontos na habilitação pontos na habilitação.

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