Cidades

Três Lagoas

Obras de fábrica da Petrobras devem ser retomadas em um ano

Obras de fábrica da Petrobras devem ser retomadas em um ano

Notícias MS

16/08/2015 - 06h00
Continue lendo...

As obras da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN III) da Petrobras em Três Lagoas podem ser retomadas em agosto de 2016 e o governo do Estado deverá auxiliar a estatal a conseguir parceiros para garantir a continuidade e conclusão dos trabalhos. Foi o que informou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruck, depois da visita técnica realizada durante o período da manhã e tarde de ontem (14) ao complexo em construção. A visita foi acompanhada pela prefeita de Três Lagoas Marcia Moura, pela senadora Simone Tebet (PMDB) e por diretores da estatal.

“Em um ano nós podemos ter a retomada dessa obra, o que para nós é extremamente satisfatório. Devido às condições atuais da empresa, não temos outro mecanismo. Neste momento, o posicionamento do governo do Estado é o de ajudar a Petrobras a buscar parceiros para que efetivamente termine essa obra. Nos posicionamos hoje dessa forma junto à estatal para que, efetivamente, em agosto (de 2016) as obras retornem. O governo do Estado vai auxiliar como puder a buscar potenciais parceiros”, disse Verruck em entrevista coletiva concedida ao final da visita.

O secretário avaliou como positiva a visita e reforçou que a retomada das obras é algo fundamental e estratégico para o governador Reinaldo Azambuja. “Pela primeira vez nós tivemos uma discussão formal com a Petrobras. Foi apresentado um cronograma da empresa e tivemos a oportunidade de verificar que a obra não está abandonada nem mesmo deteriorando. São mais de 150 pessoas trabalhando. O governo do Estado confia e vai trabalhar para que esse cronograma efetivamente seja cumprido. O que nós esperávamos era exatamente uma data e uma sinalização de prazo e foi isso que a Petrobras fez agora”, informou Verruck.

“Estamos prospectando parceiros e sócios para este empreendimento. Entendemos que é possível em um ano finalizarmos esta etapa e em torno de dois anos projetamos finalizá-la, isto com previsão de retomar a obra a partir do próximo ano”, explicou o gerente executivo de Gás Química da Petrobras Marcelo Murta.

“Este processo da busca de grupos é muito seletivo e durante a reunião apontei que busquem parceiros brasileiros também. A Petrobras não pode ir atrás de parceiros nacionais, e nós juntamente com o governo do Estado faremos este papel”, explicou a senadora Simone Tebet.

igreja católica

Relíquias de São Vicente de Paulo chegam a Campo Grande; veja programação

Sacerdote francês foi canonizado em 1737 e relíquias chegaram hoje e ficam na Capital até o dia 18 de novembro

12/11/2025 18h30

Peregrinação tem três relíquias de São Vicente de Paulo

Peregrinação tem três relíquias de São Vicente de Paulo Foto: Arquivo Vicentino

Continue Lendo...

As relíquias de São Vicente de Paulo, sacerdote francês que viveu de 1581 a 1660 e foi canonizado em 16 de junho de 1737 pelo Papa Clemente XII, em Roma, chegaram a Campo Grande nesta quarta-feira (12), onde ficarão expostas até o dia 18 de novembro.

As relíquias estão em peregrinação pelo Brasil, visitando diversas cidades como parte da celebração dos 400 anos da fundação da Congregação da Missão. As relíquias ficarão no País até março de 2028, percorrendo todas as dioceses do país.

No total, são três relíquias do santo padroeiro das obras de caridade da Igreja, sendo um relicário com um fragmento de costela, considerado fragmento de primeiro grau, e outros dois fragmentos de segundo grau, sendo um fragmento da túnica litúrgica e uma carta dele, de maio de 1630, enviada a Santa Luísa de Marillac, cofundadora das Filhas da Caridade junto com São Vicente.

Além disso, a peregrinação também é composta por uma réplica em cera do corpo do santo.

Em Campo Grande, nesta quarta-feita as relíquias estão expostas no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Na quinta-feira (13), às 9h as relíquias serão recebidas na Comunidade São Vicente de Paulo, localizada na Rua Náutico, 498, Jardim Panamá, onde ficarão expostas durante todo o dia para veneração dos fiéis. As 18h30, haverá missa seguida de vigília.

No dia seguinte, sexta-feira (14), a exposição será na Paróquia São João Batista, no Coophasul. No sábado (15), será a vez da Paróquia Santo Agostinho de Hipona, no Taveirópolis. Domingo (16), as relíquias seguem para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Planalto.

Na segunda-feira (17), as relíquias percorrem diferentes locais, ficando expostas  das 6h às 12h, no Mosteiro Cisterciense, na Avenida Eduardo Elias Zahran, de onde seguem para o Seminário Maior Maria Mãe da Igreja, das 14h às 17h e, a partir das 18h30, ficarão na Paróquia São João Calábria, no Jardim Campo Grande.

No último dia da peregrinação pela Capital, das 7h ao meio-dia as relíquias do santo estarão na Paróquia Pessoal Nossa Senhora da Saúde, no Centro, e encerram a visita na Paróquia São Martinho de Lima, a partir das 16h, no Jardim das Mansões.

Confira a programação completa:

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, em uma família de camponeses. Embora tenha passado a sua adolescência no campo, a sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar.

O sacerdote francês dedicou sua vida aos pobres e fundou diversas obras de caridade. 

Já como sacerdote, em 20 de agosto de 1617,fundou as Damas da Caridade, hoje Associação Internacional da Caridade (AIC) e, em 1633, junto com Santa Luísa de Marillac, fundou as Filhas da Caridade, a mesma congregação de Santa Catarina Labouré, vidente de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa em 1830.

No dia 17 de abril de 1625, em Paris, na França, São Vicente de Paulo fundou a Congregação da Missão, com o objetivo de evangelizar os pobres e formar sacerdotes comprometidos com a caridade e a justiça.

Anualmente, no dia 27 de setembro, é celebrado o dia de São Vicente de Paulo, porque é a data do dia de falecimento dele (1581-1660).

projeto de lei

Reunião no TSE discute plebiscito para mudar nome de Rio Verde de Mato Grosso

Proposta é mudar nome para Rio Verde do Pantanal, com objetivo de vincular o município ao bioma e "gerar pertencimento"

12/11/2025 18h00

Reunião em Brasília contou com políticos de MS e presidente do TSE e ministra do STF, Carmem Lúcia

Reunião em Brasília contou com políticos de MS e presidente do TSE e ministra do STF, Carmem Lúcia Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A realização de um plebiscito que decidirá a mudança do nome do município de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal foi debatida nessa terça-feira (11), em reunião que contou com a participação de políticos de Mato Grosso do Sul no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O encontro teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, Carmen Lúcia, do prefeito de Rio Verde de Mato Grosso, Réus Fornari, do secretário de Governo e Gestão Política, Marcus Vinícius Perez, da senadora Tereza Cristina, e do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), desembargador Carlos Eduardo Contar.

Durante a reunião, foram discutidos os trâmites administrativos e jurídicos necessários para a realização do plebiscito, que é considerada uma etapa essencial para que a população do município decida, de forma democrática, sobre a alteração oficial do nome.

A proposta para alteração já foi aprovada pela Câmara Municipal de Rio Verde de Mato Grosso e um projeto de lei segue em tramitação na Assembleia Legislativa.

Conforme a justificativa do projeto, a mudança tem como objetivo reforçar a identidade regional do município, valorizando sua ligação com o Pantanal e fortalecendo o potencial turístico e econômico da região.

A alteração não trará custos à população nem exigirá substituição imediata de documentos, caso seja aprovada no plebiscito.

Para o deputado Gerson Claro, o diálogo em Brasília reforça o compromisso institucional com o processo democrático e o desenvolvimento do município:

“Foi uma reunião muito produtiva, que reafirma a importância do diálogo entre as instituições. Estamos alinhando esforços para garantir que a população de Rio Verde tenha a oportunidade de decidir sobre um nome que traduza sua história, sua identidade e sua vocação pantaneira", explicou o deputado.

Mudança de nome

O Projeto de Lei 152/2025, de autoria da Mesa Diretora e coautoria dos demais deputados da Assembleia Legislativa, altera a denominação do município de Rio Verde de Mato Grosso para Rio Verde do Pantanal.

Caso seja aprovado, o município de Rio Verde de Mato Grosso, criado pela Lei 707, de 16 de dezembro de 1953, retificada pela Lei 370, de 31 de julho de 1954, passa a denominar-se Rio Verde do Pantanal e as referências feitas ao município de Rio Verde de Mato Grosso em leis, decretos, atos administrativos e demais documentos oficiais passam a ser entendidas como dirigidas ao município de Rio Verde do Pantanal.

A proposta teve início no ato do prefeito Réus Fornari, através de ofício aprovado pela Câmara Municipal em sessão do dia 10 de junho de 2025, por unanimidade.

"A denominação proposta, ao vincular diretamente o município a um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil - o Pantanal, fortalece sua imagem como destino turístico e promove um senso de pertencimento mais profundo na comunidade, um ato político que reflete a vontade soberana de sua população e o anseio por uma identidade geográfica e cultural mais precisa", diz a justificativa do projeto. 

O texto afirma ainda ser  necessário que a Casa de Leis solicite ao Tribunal Regional Eleitoral [TRE-MS] a realização de um plebiscito em consulta à população do município para "materializar o desejo local de denominar-se Rio Verde do Pantanal, forma que atenderá a exigência da nossa Constituição Estadual”.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).