Cidades

Cidades

OEA suspende Honduras por causa do golpe contra Zelaya

OEA suspende Honduras por causa do golpe contra Zelaya

Redação

05/07/2009 - 13h33
Continue lendo...

     Da redação A Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu neste domingo suspender, com efeito imediato, a participação de Honduras no organismo interamericano como resposta ao golpe de Estado que aconteceu no domingo passado e que tirou do poder o presidente Manuel Zelaya.

        Esta é a primeira vez desde a assinatura da Carta Democrática Interamericana em 2001 que os países-membros da OEA decidem suspender um Estado membro, embora exista um precedente anterior com a exclusão de Cuba em 1962.

        Milhares de pessoas se reuniram nas ruas do país nesse sábado para protestar contra o golpe que tirou do poder Manuel Zelaya.

        Zelaya disse que vai voltar ao país neste domingo acompanhado de presidentes sul-americanos, apesar do presidente interino golpista, Roberto Micheletti, ter dito que sua volta poderia gerar um banho de sangue.

        Os países-membros do máximo organismo interamericano votaram no sistema de mão erguida a suspensão de Honduras, com 33 votos afirmativos, informou o chanceler argentino, Jorge Taiana, que preside a XXXVII Assembleia Geral da OEA. Para aprovar a suspensão bastavam dois terços dos votos, ou seja pelo menos 24.

        Em seguida, os Estados-membros da OEA aprovaram por aclamação a resolução que insiste em que Honduras deverá continuar cumprindo suas obrigações como membro da organização, em particular em matéria de direitos humanos. Neste sentido, a Assembleia Geral da OEA pede à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) que continue adotando todas as medidas necessárias para a tutela e defesa dos direitos humanos e as liberdades fundamentais em Honduras.

        Por outra parte, encomenda ao secretário-geral da OEA, o chileno José Miguel Insulza, que, junto a representantes de vários países devidamente designados, intensifique todas as gestões diplomáticas e que promova outras iniciativas para a restauração da democracia e o Estado de direito de Honduras e a restituição do presidente José Manuel Zelaya, de maneira que possa cumprir seu mandato para o qual foi eleito democraticamente.

        A resolução encoraja também os Estados-membros e as organizações internacionais que revisem suas relações com Honduras durante o período de gestões diplomáticas para a restauração da democracia e do estado de direito em Honduras e a restituição do presidente Zelaya.

        Esse ponto poderia implicar em sanções de diferentes níveis e formas, econômicas, políticas e diplomáticas, por parte dos países-membros da OEA. O texto destaca que "nenhuma gestão implicará o reconhecimento do regime surgido desta ruptura da ordem constitucional".

        Por último, instrui Insulza para que remeta a resolução aos demais órgãos do Sistema Interamericano e ao secretário-geral das Nações Unidas. (informações do Terra)

Oportunidade

Consumidor com conta de água atrasada pode renegociar dívida em até 60 vezes

A campanha Fique em Dia oferecerá superdesconto para dívidas antigas de clientes em Campo Grande

03/10/2024 21h00

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

Clientes que estão com a conta de água atrasada têm a oportunidade de renegociar dívidas antigas com descontos de até 95% e opção de parcelamento em até sessenta vezes em Campo Grande.

O Feirão de Renegociação de Dívidas será neste sábado (05), na Loja Central da Águas Guariroba. O evento pretende facilitar o acerto sem pesar no bolso do consumidor.

Além disso, os clientes que regularizarem os débitos irão concorrer a um sorteio com prêmios.

“O feirão foi criado pensando nos clientes que trabalham durante a semana e não conseguem ir até as lojas de atendimento no horário normal de funcionamento”, explicou Mayara Garcia, gerente da Loja Central, e completou:

“Além de ser uma grande oportunidade para aqueles com dívidas antigas quitarem o valor com até 95% de desconto e parcelamento em até sessenta vezes.”

A ação faz parte da campanha “Fique em Dia” e os consumidores terão todo o mês de setembro para comparecer ao espaço físico da concessionária ou por meio dos canais de atendimento: 0800 642 0115 como também  https://www.aguasguariroba.com.br/contato/(os canais eletrônicos).

Serviço:


Feirão de Negociação
Endereço: Rua Marechal Rondon, 1808.
Horário: 8h às 12h

Assine o Correio do Estado

Saldão

Coletivo de brechós promove Black Saturday no Horto Florestal

Evento que celebra o consumo consciente reúne diversos expositores, com opções para amantes de moda sustentável

03/10/2024 20h40

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O Coletivo de Brechós retorna com mais uma edição que promete variedade de peças. Ao todo, serão mais de 40 expositores durante o evento, que ocorre no sábado (5), no Horto Florestal, em Campo Grande.

Desta vez, o coletivo, que ficou conhecido por disseminar a ideia de moda sustentável e economia colaborativa, inova mais uma vez ao lançar o Black Saturday, com preços de peças para todos os bolsos.

Os amantes de brechós terão a oportunidade de conhecer os produtos de mais de 40 expositores, ou seja, haverá vestuário para todos os gostos e a chance de renovar o look no armário.

Imagem Divulgação

Doação de mudas


Durante o evento, haverá distribuição de mudas de árvores frutíferas e de ipês. Os visitantes que forem prestigiar poderão levar uma para casa. Com isso, o coletivo espera conscientizar a população sobre a preservação ambiental.

Outro ponto a destacar é a característica dos envolvidos no evento, que estabeleceram o compromisso de incentivar o consumo responsável e sustentável, alinhando moda, meio ambiente e comunidade.

"Queremos mostrar que é possível consumir moda de maneira consciente, ao mesmo tempo em que incentivamos as pessoas a pensar no impacto positivo que elas podem ter no ambiente. A doação de mudas é um convite para que todos reflitam sobre o papel de cada um na construção de um futuro mais verde", destacou a coordenadora do Coletivo de Brechós, Val Reis.

Serviço:


Black Saturday do Coletivo de Brechós
Data: 05 de outubro
Horário: 8h às 16h
Local: Horto Florestal, Campo Grande
Atrações: Brechós com moda sustentável, doação de mudas de árvores frutíferas e ipês.
Entrada gratuita

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).