Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TRANSPORTE COLETIVO

Ônibus articulados voltam a circular em Campo Grande

Decreto passa a valer a partir da data de sua publicação
23/06/2020 12:32 - Bruna Aquino


O prefeito Marcos Trad (PSD) alterou decreto municipal n. 14.232 sobre medidas de contenção da propagação do novo coronavírus na mobilidade urbana e autorizou o uso dos ônibus articulados com restrições a partir desta terça-feira (23).  

Segundo decreto publicado na edição de hoje do Diário Oficial de Campo Grande, os ônibus articulados vão voltar para ampliar a quantidade de veículos.

Será permitido apenas 15 passageiros em pé, sendo 13 dispersos dentro do veículo, apenas um na frente e um na vaga especial destinada à pessoa com deficiência física, podendo ser utilizada desde que desocupada.

O Correio do Estado entrou em contato com o diretor do Consórcio Guaicurus, João Rezende, sobre a quantidade de ônibus que vão voltar a operar, bem como  linhas e horários, mas o diretor informou que primeiro vai se inteirar sobre o decreto. “Vamos dar uma olhada, mas o que tiver orientado lá, nós vamos cumprir”, disse.  

Desde o mês de maio, os ônibus estão circulando com restrições como o uso obrigatório de máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras. 

Nos micro-ônibus, apenas três pessoas podem permanecer em pé. Em veículos classificados como leves ou médios, só cinco passageiros viajam em pé. Já nos ônibus circulares, podem permanecer em pé sete pessoas.

Ônibus com climatizador ou ar-condicionado devem rodar com o aparelho no modo renovável.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.