Cidades

CAMPO GRANDE

A+ A-

Ônibus e construção civil vão retornar gradualmente

Trabalho nos canteiros de obras estão liberados a partir de hoje; já na terça-feira, sistema de transporte coletivo passa a transportar funcionários das atividades essenciais

Continue lendo...

As medidas de isolamento já completam dez dias em Campo Grande e, nesta segunda-feira (30), mais bloqueios para atividades comerciais começam a cair, ainda que gradualmente. As lojas de materiais de construção poderão abrir a partir de hoje, assim como os funcionários da construção civil, que poderão voltar ao trabalho, ainda que com restrições. Na terça-feira (31), será a vez de o sistema de transporte coletivo voltar a atender trabalhadores que não são das áreas de saúde.  

Todas as linhas terão reforço para transportar também os funcionários de empresas consideradas essenciais neste período de isolamento, como as do ramo de postos de combustíveis, farmacêutico, supermercadista, imprensa, panificação e distribuidores de produtos como gás de cozinha e água mineral.  

João Rezende, presidente do Consórcio Guaicurus, explicou ao Correio do Estado que os passageiros usarão os mesmos 11 itinerários especiais criados na semana retrasada para atender exclusivamente a quem precisava chegar aos hospitais para cumprir expediente.  

“O que foi planejado para começar na terça é uma ampliação na quantidade de ônibus. Cada rota contava com dois veículos e vai passar a ser atendida por três”, afirma.

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a medida serve para atender àqueles que realmente não podem parar durante a quarentena. “Temos que manter o setor produtivo funcionando. A população precisa se alimentar e os produtos precisam chegar nesses comércios também”, diz.

Dez linhas vão dos bairros ao Centro. Outra sai do Centro e passa por grandes hospitais na região, como Santa Casa, Cassems e Unimed. Todos se encontram na Praça Ari Coelho, onde os passageiros fazem integração.

Rezende afirma que o esquema especial, batizado de Operação Covid-19, tem movimento diário de 2,3 mil pessoas. Não há estimativas do aumento com mais categorias usando o serviço.

Os primeiros dias serão um teste. A partir das próprias percepções dos usuários, pode haver adição de mais carros em algumas rotas ou implementação de mudanças nos itinerários.  

O diretor do Consórcio Guaicurus pede que as pessoas autorizadas a usar o transporte coletivo fiquem atentas aos horários de funcionamento: das 5h às 8h, das 9h50min às 13h, das 15h50min às 20h30min.  

Só poderão embarcar trabalhadores caracterizados com crachás ou uniformes. Contudo, os motoristas foram orientados a confiar na honestidade e boa-fé das pessoas nos casos de quem trabalha em mercearias e comércios pequenos de bairros, que não contam com esse tipo de identificação funcional.

HIGIENE

O presidente do Consórcio também reforça que eles fazem sua parte ao higienizar com mais frequência os veículos quando eles passam pela garagem, mas enquanto circulam pela cidade não há como fazer a desinfecção.  

Como os trabalhadores da construção e dos serviços essenciais vão dividir espaço com quem está na linha de frente no combate ao novo coronavírus, observar as etiquetas de higiene é fundamental para que a flexibilização não importe no aumento da quantidade de casos, como não levar as mãos à boca ou aos olhos depois de segurar nos corrimãos, por exemplo.

“A partir do momento em que o ônibus está na rua, é realmente um desafio para nós mantermos essa atividade com segurança. Não podemos garantir que haverá luvas, máscaras e álcool em gel para todos os passageiros, então cada um deve providenciar sua proteção”, afirmou Rezende.

CONSTRUÇÃO CIVIL

A partir desta segunda-feira, as atividades da construção civil poderão ser retomadas, desde que atendam aos requisitos estabelecidos pelo Ministério Público do Trabalho, como fornecimento do lavatório com água e sabão e orientação aos trabalhadores; manter ambientes de trabalho que não estão a céu aberto ventilados; máquinas e ferramentas limpas e esterilizadas antes e depois do trabalho; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de pessoas que não trabalham no canteiro de trabalho; manter distância social em ambientes fechados de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas; avaliar implantação de turnos diferentes de trabalho; afastar e encaminhar para atendimento médico as pessoas com sintomas do coronavírus, entre outras.

RESTAURANTES

Na semana passada, outras duas atividades econômicas foram autorizadas a receber os clientes: restaurantes e lotéricas. A flexibilização atendeu a uma diretriz do governo federal, contudo, repleta de normas locais impostas pela prefeitura para evitar o contágio.

Esses locais só podem operar se tiverem álcool em gel. As filas têm de ter distância mínima de 1,5 metro entre os consumidores. No caso dos bares e restaurantes, a lotação máxima é de 30% da capacidade e todos os frequentadores devem ter a temperatura medida na entrada. O espaço deve ter frequência de higienização redobrada e todos os funcionários devem usar equipamentos de proteção.

Servidores

Governo Lula amplia proposta de reajuste para 9,5% para servidores federais da educação

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%

19/04/2024 14h00

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira. Foto: Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez nesta sexta-feira (19) uma contraproposta a técnicos e servidores da educação para 2025 e 2026 em numa nova mesa de negociação.

Para o ano que vem, o governo aumentou a proposta de reajuste de 4,5% para 9,5%. E para 2026, saiu de 4,5% para 3,5%. Além disso, os pagamentos já seriam feitos em janeiro de 2026, não em maio, como é praxe.

O governo também acolheu a maioria dos pedidos para reestruturação da carreira.

A proposta foi feita em reunião de lideranças sindicais no Ministério da Gestão e Inovação com integrantes do governo. Em frente à sede da pasta estavam integrantes da categoria em protesto.

Do lado do Executivo estiveram presentes o secretário-executivo-adjunto da Educação, Gregório Grisa, e o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso.

Também participaram representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil) e do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
De acordo com o governo, há 220 mil pessoas nesta carreira.

"A gente colocou na mesa agora, para avaliação das entidades, para apreciação dos sindicatos, uma proposta de reajuste que representa um avanço expressivo, quando comparada à proposta que o governo fez ainda no final do ano, que era de 4,5% em 2025, 4,5% em 2026", disse Grisa.

"A gente traz a proposta agora, inclusive adiantando para o mês de janeiro de 2025, já ter 9% em 2025. Então a gente dobra a proposta feita anteriormente para essa carreira de técnicos administrativos", completou.

Ao final da reunião, os secretários do governo falaram com jornalistas sobre a proposta. À tarde, a mesa de negociação será com professores.

Docentes de universidades, centros de educação tecnológica e institutos federais das cinco regiões do Brasil entraram em greve no último dia 15, após o governo não prever reajuste às categorias.
Eles exigem aumento salarial de 22%, a ser dividido em três parcelas iguais de 7,06% —a primeira ainda para este ano e outras para 2025 e 2026.

De acordo com balanço de quinta-feira (18) da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior), há 24 instituições paralisadas e outras 11 com indicativo de greve. Já a Fasubra diz que 66 das 69 instituições aderiram à greve.

Dia do exército

Riedel, secretários e policiais recebem honrarias nos 376 anos do Exército

Cerca de mil militares das Forças Armadas participaram de solenidade no CMO

19/04/2024 13h00

Marcha e desfile de militares do Exército Brasileiro MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Cerca de mil militares das Forças Armadas comemoraram os 376 anos do Exército Brasileiro (EB), na manhã desta sexta-feira (19), em solenidade realizada no Comando Militar do Oeste (CMO), localizado na avenida Duque de Caxias, em Campo Grande.

Homens e mulheres fardados, de 13 grupamentos/batalhões, marcharam e desfilaram em alusão ao Dia do Exército, comemorado anualmente em 19 de abril.

Durante a solenidade, foram entregues medalhas, diplomas, certificados e honrarias militares ao governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB); comandante-geral da Polícia Militar (PMMS), Renato dos Anjos; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), Frederico Reis; secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira; presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul); entre outras autoridades.

Os convidados foram homenageados em reconhecimento aos serviços que contribuíram para progresso, defesa e segurança de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador do Estado, Eduardo Riedel, a parceria entre o governo de MS e EB garante ganhos na infraestrutura, sociedade e segurança pública.

“Estou muito honrado de receber uma homenagem do Exército Brasileiro, é uma instituição que orgulha a todos nós. E para o Mato Grosso do Sul, é fundamental, um estado que faz fronteira com dois países, faz divisa com mais outros cinco estados da federação e a sede do Comando Militar do Oeste é aqui no estado de MS. É uma parceria extremamente efetiva, diante de todas as situações que nós temos no estado, o Exército Brasileiro traz ao estado tranquilidade e parceria grandes em diversas áreas, social, infraestrutura, segurança pública. E a gente fica muito honrado em receber essa homenagem aqui hoje”, disse o governador de MS, em coletiva de imprensa.

Segundo o general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha, a missão do EB é a de contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

“São 376 anos de dedicação à Pátria, ao nosso povo, ao nosso Brasil, trabalhando dentro dos nossos princípios de disciplina, hierarquia, valores e ética. Nosso papel é a garantia dos direitos constituídos, a defesa da Pátria, colaborar para o desenvolvimento nacional e estar junto a sociedade, tornando esse Brasil cada vez maior”, ressaltou o general.

O Dia do Exército Brasileiro é comemorado anualmente em 19 de abril, data que relembra o aniversário da Batalha de Guararapes, travada em 1648, quando brasileiros de diversas origens se uniram pela primeira vez em defesa do território contra o domínio holandês.

Neste dia, são realizadas diversas atividades para celebrar e reconhecer o trabalho e a importância do Exército na defesa da nação e na manutenção da ordem e segurança interna.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).