Durante os dias 5 a 9 deste mês, equipes da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo – DECON, fiscais do Ministério da Agricultura – MAPA e do IAGRO, realização operação de repressão ao comércio clandestino de produtos de origem animal.
Entre as ações realizadas encontra-se uma barreira na rodovia que liga Três Lagoas (MS) à Selviria (MS), onde foram vistoriados 72 veículos e apreendidos 27 queijos, tipo caipira, sem a devida inspeção.
Nessa oportunidade foi encontrado 45 quilos de charque, 90 quilos de embutidos e 64 fardos de biscoito de polvilho, todos sem a necessária inspeção sanitária.
Brasilândia
Em fiscalização ao comércio na cidade de Brasilândia (MS) foram visitados seis estabelecimentos comerciais entre mercados e açougues.
Num dos mercados foram apreendidos 362 quilos de carnes bovina e suína, de origem clandestina. A Vigilância Sanitária foi acionada e procedeu à apreensão e destruição do produto.
Foi localizada também uma fábrica clandestina de biscoitos que funcionava sem nenhum tipo de alvará ou fiscalização sanitária. No local foi constatado não possuir as mínimas condições higiênico-sanitárias para o funcionamento. Foram apreendidos 10 fardos de biscoito de polvilho, pela Vigilância Sanitária que se encarregou de sua destruição.
Segundo o titular da DECON, delegado Adriano Garcia Geraldo: " é Importante frisar que ações como estas continuarão a ocorrer em todo o Estado, visando combater não só o comércio ilegal como também a concorrência desleal, pois visa à preservação não só da coletividade de consumidores, como também dos fornecedores que cumprem a legislação vigente”.