Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÌRUS

Paciente com Covid-19 deixa UTI e reduz quantidade de casos graves em MS

Somente nove pessoas necessitam de cuidados intensivos no Estado
12/04/2020 11:55 - Ricardo Campos Jr


 

Um dos pacientes internados em estado grave com Covid-19 deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de ontem para hoje. Essa pessoa estava internada em um hospital particular, ainda não recebeu alta e continua em observação pela equipe médica, conforme boletim divulgado neste domingo (12).

O levantamento trouxe apenas um caso novo do novo coronavírus: um homem de 44 anos que mora em Naviraí e voltou recentemente da Espanha.

Como ele está hospitalizado, a quantidade de pacientes que precisam de assistência no Estado subiu para 15 pessoas, o que corresponde a 14,85% no total de contaminados. Desses, nove estão entubados. Ou seja, a doença agiu de maneira mais severa para 8,9% dos infectados.

Mato Grosso do Sul também teve mais uma pessoa considerada curada depois de cumprir o isolamento domiciliar, elevando para 38 o número dos que reagiram à Covid-19 com sintomas leves.

Os números indicam que a curva está se achatando, mostra que as medidas de isolamento social têm dado certo, porém, ainda é preciso evitar quantidade elevada de novos casos, já que quanto mais gente pegar a doença, maiores são as chances de evoluírem para situação crítica, levando à superlotação dos hospitais e, consequentemente, ao colapso do sistema de saúde.

Mato Grosso do Sul ainda ocupa o último lugar brasileiro no ranking do cumprimento da quarentena. O levantamento é feito com base na geolocalização dos celulares da população, permitindo saber aqueles que estão se deslocando.

"Chamamos a atenção porque a doença está chegando na região do cone-sul, onde a taxa de isolamento é sofrível. Naquela região não temos leitos de UTI suficientes para atender um crescimento rápido. Chamo atenção para que os prefeitos tomem medidas", disse o secretário de Saúde, Geraldo Resende.

BALANÇO

Mato Grosso do Sul soma 101 casos confirmados do novo coronavírus desde o dia 14 de março. Campo Grande concentra metade dos pacientes: 51. A cidade não teve nenhum registro positivo nas últimas 24 horas.

No interior, Nova Andradina tem dez infectados, seguida por Três Lagoas com nove e Dourados com sete. Batayporã (onde moravam as duas mulheres que morreram de Covid-19 no Estado) e Sonora têm seis casos; Chapadão do Sul tem cinco.

Têm apenas um caso Alcinópolis, Corumbá, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Sidrolândia.

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.