Medo e incerteza. Esses sentimentos dominam quem contrai a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus). E para amenizar esse sofrimento, a prefeitura de Corumbá criou um serviço de apoio psicológico.
“A prevalência de problemas psicológicos devido ao Covid está mais voltado para o desenvolvimento de depressão, ansiedade e estresse pós-traumático principalmente daqueles que perderam entes queridos ou vivenciaram uma internação ou suspeita de contágio”, disse a psicóloga Michele Camargo.
O atendimento também é oferecido de forma presencial, respeitando todas as recomendações de biossegurança. O Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, na Rua América, 1576.
Por telefone ou WhatsApp o atendimento é realizado pelo telefones 99834-2027, 99932-2028 e 99826-2010, de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), Mato Grosso do Sul tem 36.836 casos confirmados até este domingo (16). Até o momento, 626 pessoas morreram em decorrência da doença.
Corumbá tem o terceiro maior acumulado de casos, com 1.893 confirmações e 72 óbitos. A macrorregião corumbaense está com 74% dos leitos hospitalares ocupados.
São 27 vagas disponíveis na rede pública, sendo 37% diagnosticados com a Covid-19, 7% com suspeita e os 30% restantes têm outras doenças.