Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

RESOLUÇÃO

Pacientes poderão ser transportados para consultas e exames em Campo Grande

Prefeitura instituiu Programa de Transporte Sanitário Eletivo para pessoas em grau de vulnerabilidade
24/09/2020 14:02 - Glaucea Vaccari


Prefeitura de Campo Grande instituiu o Programa de Transporte Eletivo, para transporte de pacientes para realização de procedimentos, consultas e tratamento de saúde sem urgência.

Resolução foi publicada na edição de hoje (24) do Diário Oficial do Município.

Conforme o documento, transporte será destinado ao deslocamento programado de usuários para realizar procedimentos de caráter eletivo, regulado ou marcado, sem urgência, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Transporte será apenas para dentro do município de Campo Grande, em ambulância tipo A ou em veículos de passeio ou vans, para consultas médicas, exames, tratamentos de saúde e alta hospitalar.

Veículos não tem recursos especiais e deslocamento é para quem não correr risco de morte, tenha restrição ao leito ou lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade.  

Resolução não contempla transporte em casos de urgência e emergência; para clínicas e hospitais particulares não conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS); tratamento estéticos; perícias médias, transportes intermunicipais e práticas de atividades educacionais, culturais, recreativas ou turísticas.  

Para ter direito, o paciente deverá ter realizar um cadastro no programa e atender alguns pré-requisitos, como não ser beneficiário de programas equivalentes e ter laudos médicos atualizados da Rede de Atenção Primária em Saúde ou no serviço conveniado no qual realiza tratamento contínuo ou de longa duração.

Como critério de elegibilidade, o programa segue a necessidade do serviço referente às seguintes patologias:

  • doença renal crônica – realização de hemodiálise em estabelecimentos do SUS e conveniados;
  • neoplasia maligna de outras localizações ou localizações mal definidas – realização de quimioterapia e/ou radioterapia;  
  • paralisia cerebral – realização de reabilitação e/ou fisioterapia
  • retardo mental grave – realização de reabilitação
  • paraplegia e tetraplegia – realização de reabilitação
  • lesão encefálica anóxica não especificada como hemorrágica ou isquêmica – realização de reabilitação e consultas
  • acidente vascular cerebral não especificado como hemorrágico – realização de reabilitação e consultas
  • sequela de traumatismo intracraniano – realização de reabilitação e consultas.

O atendimento de cada usuário será feito mediante disponibilidade de vagas, veículo e escala de elegibilidade, respeitando ordem cronológica da solicitação.

Para requerer o benefício, o usuário deverá comparecer à Divisão de Transporte Sanitário Eletivo (DTSE), localizado na Rua Bahia , 280, Jardim dos Estados.

 
 

Felpuda


Comentários maldosos nos meios políticos dão conta que duas figurinhas que se rebelaram contra os próprios colegas poderão ficar no sereno político e, de forma indireta, serem personagens das próprias manifestações.

Um deles defendeu a redução do número de vereadores, e o outro disse ter vergonha de exercer o cargo. Agora enfrentam altos e baixos na campanha eleitoral.