Clique aqui e veja as últimas notícias!

COMPRAS NO FIM DE ANO

No Natal em meio a pandemia, saiba como se proteger da infecção da Covid-19 em shoppings e lojas lotadas

Uma das dicas: tente comprar tudo de uma vez, e em horários alternativos
20/12/2020 19:09 - Beatriz Magalhães


O calor tem lotado os shoppings para as compras de fim de ano. E como a Covid-19 pode ser contraída em qualquer lugar, nos shoppings e nas lojas de rua não é diferente. 

Em meio ao temor do contágio, e ao desafio constante de escapar de pessoas que não usam máscara de comerciantes que não atendem às exigências de distanciamento, o Correio do Estado procurou especialistas para dar dicas de como reduzir os danos, numa ida ao shopping ou a loja de rua para comprar o presente da pessoa querida. 

A infectologista Mariana Croda afirma que na pandemia, o problema não é sair às compras, mas sim ficar em locais com aglomeração. Escolher um horário com menos movimento pode ser uma solução para aqueles que querem comprar neste fim de ano atípico.

“Se for sair às compras, é importante que as pessoas optem por horários alternativos. A principal forma de infecção não é por meio dos objetos comprados, mas sim da aglomeração”, orienta a infectologista, Mariana Croda.

Ainda não se sabe ao certo quanto tempo o vírus Sars-Cov-2 sobrevive fora do corpo humano, por isso os cuidados precisam ser redobrados com a higienização dos objetos e das mãos.

 

Últimas notícias

 

INTENÇÃO DE CONSUMO

Com a aproximação da data mais importante para o comércio, cerca de 71% dos entrevistados pela Pesquisa de Desenvolvimento, realizada pela Fecomércio de Mato Grosso do Sul e Sebrae-MS, dizem que preferem fazer compras nas lojas físicas. Com isso, é importante estar atento com as medidas de proteção contra a Covid-19, principalmente com as aglomerações, que aumentam o contágio da doença.

Neste domingo (20), a máxima na Capital foi de 33 °C, e as pessoas preferiram ir às compras nos shoppings, que oferecem um clima mais agradável. Nos shoppings visitados por nossas equipes, os corredores, estacionamentos, lojas: todos estavam cheios.  

 

HORÁRIO ALTERNATIVO

A transmissão da Covid-19 acontece de uma pessoa doente para a outra. 

Toque do aperto de mão contaminada; gotículas de saliva; espirro; tosse; objetos ou superfícies contaminadas, são as principais formas de contágio. 

Com o distanciamento social, é mais fácil se proteger, mas se for realmente preciso sair, a orientação da infectologista, Mariana Croda é procurar fazer compras em lugares arejados, comprar tudo que for preciso de uma vez só e evitar tirar a máscara.

 “Procure sair em um horário alternativo, evite comer fora de casa, onde seja preciso tirar a máscara em público. Quando sair, saia sozinho, evite levar crianças ou acompanhantes, e já saia sabendo o que comprar”, explica.