Cidades

QUEIMADAS

Pantanal teve cerca de 2,5 milhões de hectares devastados pelo fogo

Bombeiros que vieram do DF para ajudar no combate aos incêndios voltaram para casa

Continue lendo...

O Pantanal sul-mato-grossense teve aproximadamente 2,5 milhões de hectares destruídos pelo fogo durante as queimadas que atingiram a região neste inverno. A informação é do Corpo de Bombeiros do Estado, que atua na região atualmente com 300 homens para conter as chamas.

Nesta terça-feira (1º) a equipe de 34 bombeiros que vieram do Distrito Federal para auxiliar no combate ao fogo se despediu de Mato Grosso do Sul e volta para casa. Segundo o tenente coronel Joilson Alves do Amaral, comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, essa decisão foi tomada porque houve a redução dos focos de incêndio e há previsão de chuva nos próximos dias.

“Nós estamos esperando para amanhã e para os próximos dias que a chuva retorne ao Estado, por isso estamos desmobilizando o pessoal de Brasília hoje, mas o pessoal de Mato Grosso do Sul está mobilizado”, afirmou o comandante.

Os bombeiros do Distrito Federal estão em Mato Grosso do Sul há 13 dias, completados nesta terça-feira e atuaram nas queimadas por 11 dias. Além da ajuda no aumento do efetivo, a corporação também trouxe uma aeronave especializada em combate a incêndios que atou na região.

Também foram usados dois helicópteros vindos de São Paulo e um avião do Comando Militar do Oeste (CMO) que serviu para o deslocamento dos militares. Juntos, os helicópteros e o avião transportaram 215 mil litros de água que ajudaram no combate às queimadas, principalmente no Pantanal.

Quando chegou no seu pico, Mato Grosso do Sul chegou a registrar quase 700 focos de incêndio por dia, sendo sua maioria na região pantaneira. Para o comandante, ainda falta conscientização para que esse tipo de desastre natural não se repita.

“Mais de 90% dos focos de incêndio são provocados por ação humana, esse é um trabalho que tem que ser feito de conscientização, de fiscalização, para que não aconteça de forma descontrolada”, avaliou.

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) agradeceu o fato do Distrito Federal ter respondido prontamente ao pedido de ajuda. Segundo o chefe do Executivo estadual, no dia seguinte ao pedido o governador Ibaneis Rocha Barros Junior (MDB) concedeu a autorização para a vinda dos militares.

“Aqui foi uma conjunção de esforços que possibilitaram nos atacarmos aqueles focos extremamente difíceis, que estavam disseminando grande extensão do nosso Pantanal sul-mato-grossense. Então leve meu agradecimento”, declarou o governador.

Atualmente o Estado saiu de quase 700 focos diários, para cinco que, de acordo com Joilson, estão sob controle e sendo combatidos “dentro da nossa capacidade de resposta”.

O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal atua há 20 anos no combate a incêndios florestais, segundo informou o tenente coronel Domingos Márcio Ferreira da Silva. “Temos experiência em vários Estados, várias parcerias, então foi um trabalho conjunto. Viemos apoiar o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e graças a Deus obtivemos êxito. Recebemos todo o apoio necessário para que nós chegássemos nesse momento e quem ganha é a sociedade”.

Por conta da grande quantidade de focos de incêndio no Estado, o governador chegou a decretar situação de emergência em decorrência das queimadas estarem 45% acima do que havia sido registrado em 2017, entre janeiro e setembro. Mato Grosso do Sul chegou a ser o sexto com o maior número de focos de calor no país, concentrando 7,7% dos incêndios florestais do Brasil.

 

Cidades

Funcionário de distribuidora morre após sofrer descarga elétrica em MS

Acidente aconteceu no dia 03 de fevereiro, desde então, a vítima estava internada na Santa Casa

23/03/2025 10h15

Funcionário de distribuidora morre após sofrer descarga elétrica em MS

Funcionário de distribuidora morre após sofrer descarga elétrica em MS Reprodução: redes sociais

Continue Lendo...

Um homem identificado como Fagner Paulo Escobar da Rosa, 24 anos, morreu durante o trabalho em uma distribuidora de polpas localizada na Avenida Fábio Zahran, em Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência, o acidente aconteceu no dia 03 de fevereiro, quando por volta das 17h, ele sofreu uma descarga elétrica no local e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado para a Santa Casa.

Fagner chegou a ter uma parada cardiorrespiratória e foi reanimado. Desde então, a vítima permaneceu internada e durante a madrugada deste sábado, foi constatado o óbito. 

Acidentes de trabalho

De acordo com levantamento mais recente realizado pelo Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, com dados de 2012 a 2022, uma pessoa morre vítima de acidente de trabalho a cada 3 horas no Brasil.

De acordo com o estudo, o País contabilizou mais de 7 milhões de acidentes de trabalho com trabalhadores registrados no regime CLT no período. 

Desse total, mais de 28 mil resultaram em morte, sendo 223 em Mato Grosso do Sul, e mais de R$ 150 milhões foram gastos com afastamentos de funcionários por conta dos acidentes.

Os acidentes mais frequentes envolvem corte, laceração, ferida contusa, punctura, fratura, contusão, esmagamento, distensão e torção.

Entre as atividades mais envolvidas, a área hospitalar tem destaque com mais de 80 mil notificações.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Papa Francisco deixa o hospital após quase 40 dias internado

Recuperação deve seguir com fisioterapia e acompanhamento médico

23/03/2025 08h00

Reprodução: Vatican News

Continue Lendo...

Após 38 dias internado, o Papa Francisco recebeu alta neste domingo (23). Antes, o pontífice apareceu na sacada do hospital e acenou para os fiéis. 

“Obrigado a todos!” 

Essas foram as palavras do Papa ao saudar os fiéis e turistas que foram ao Hospital Gemelli onde ele estava internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia.

Logo em seguida, o Papa deixou o hospital rumo ao Vaticano. Durante o trajeto, fez uma parada na Basílica de Santa Maria Maior para rezar diante do ícone da Salus Popoli Romani, agradecer por sua recuperação.

Alta médica 

Ontem, a equipe médica que acompanha o papa informou que ele teria alta neste domingo, mas deveria continuar a recuperação com fisioterapia e acompanhamento médico.

“Segundo a equipe médica, trata-se de uma ‘alta protegida’, o que significa que a recuperação exigirá fisioterapia respiratória e motora, além de suporte diário com oxigênio e acompanhamento médico. A voz do Pontífice deverá retornar gradualmente, conforme esperado nesses casos”, disse o Vaticano.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).