Cidades

PANDEMIA

A+ A-

Para evitar colapso, prefeitura aperta toque de recolher e amplia leitos

Entre esta semana e a próxima, Campo Grande deverá contar com mais 70 vagas em UTI

Continue lendo...

Com o avanço da Covid-19 em Campo Grande e o aumento do número de internações, a prefeitura e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) trabalham para ampliar a quantidade de leitos na Capital e tentar reduzir o número de pacientes com outras enfermidades internados. A expectativa é de que até semana que vem mais 70 vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) sejam abertas na cidade.  

Até ontem, o único hospital a receber pacientes com Covid-19 já tinha 98% de ocupação e, por conta disso, o toque de recolher voltou para as 20h.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, ainda nesta semana devem ser acrescidos mais 20 leitos de UTI no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, que poderá atuar como uma unidade de retaguarda. 

“Estamos fechando os detalhes, mas estamos vendo a possibilidade de o Hospital de Câncer receber alguns pacientes do Regional com outras doenças e que estão ocupando vagas de UTI”.

Segundo boletim do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, na tarde de ontem, a ocupação do setor de leitos críticos, que inclui UTI e unidade semi-intensiva, era de 98%. 

“São alarmantes esses números, eles saltaram de forma inimaginável em dois dias. Sabemos que a patogenicidade do vírus e sua infectibilidade são grandes, mas saltar de 80% para 98% de ocupação dos leitos críticos em menos de 24 horas é algo que nos assusta muito. Vamos tomar medidas emergenciais aqui no hospital para conter esse avanço, mas, sem que a população se conscientize de que somente ela pode parar o avanço exponencial do vírus, fica impossível fazer algo. Vai faltar leitos, respiradores, medicamento e infelizmente vidas vão se perder”, declarou a presidente da unidade, Rosana Leite de Melo, por meio de sua assessoria.

Por conta disso, até quinta-feira (9) a perspectiva é de que mais 10 leitos de UTI sejam acrescidos na unidade com ventiladores pulmonares doados pelo Ministério da Saúde, e outros 10 devem chegar na próxima semana, por meio de doação da JBS.

Além disso, a Santa Casa de Campo Grande também aumentará terá novos 20 leitos de UTI e o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian contribuirá com mais 10 vagas. 

Caso faltem leitos no Regional antes mesmo de sua ampliação, os pacientes com o novo coronavírus, que até agora estavam em atendimento unicamente naquela unidade, serão encaminhados para a Santa Casa.

“Nós esperamos que isso não aconteça já agora, até porque temos essa ampliação e podemos mudar os pacientes ‘não Covid’ para o Hospital de Câncer, mas temos essa opção. Podemos também decretar a necessidade administrativa de uso em hospitais particulares, caso cheguemos ao nosso limite”, declarou Resende.

O Regional também anunciou que poderá fazer o acionamento da segunda tenda do Hospital de Campanha para colocar os pacientes com sintomas leves de Covid-19. Isso abriria espaço na estrutura hospitalar para leitos adaptados, “usando respiradores mecânicos de anestesia, por exemplo, para auxiliar no tratamento da pandemia”, diz em nota.

RECOLHER

Com o aumento das internações por Covid-19 e a estrutura hospitalar de leitos de UTI chegando a 72% de ocupação na Capital, o prefeito Marcos Trad (PSD) anunciou ontem que a partir desta quarta-feira (8) o toque de recolher volta a ser a partir das 20h.

“Acredito que o toque de recolher mais cedo vai ajudar a reduzir o número de pessoas internadas, porque só em 5 dias nós tivemos 7 acidentes de trânsito com motociclistas que precisaram ocupar leitos de UTI. Antes, quando era mais cedo, o Samu nem precisava trabalhar”, contou Trad.

Segundo o prefeito, a cidade tinha, ontem, 223 leitos de UTI, dos quais 161 estavam ocupados. 

“Não precisa entrar em desespero, a situação sempre foi controlada pela Prefeitura de Campo Grande. Estamos com uma margem de 28%, quase 30% ainda dos leitos vazios, mas isso não lhe pode servir de incentivo para descumprir regras, pelo contrário. Se reduzirmos em 12 dias para um patamar de 50%, até as escolas poderão no mês de agosto voltar à sua normalidade”.

Outra decisão tomada pela prefeitura foi a redução de 60 para 40% da capacidade de atendimento em comércios, academias, igrejas e restaurantes. A medida é válida por 12 dias e entra em vigor nesta quarta-feira (8). As apresentações de música ao vivo também estão proibidas na cidade durante este período.

Capital pode ter lockdown, alerta prefeito

Campo Grande passou da fase amarela para a vermelha no aplicativo Prosseguir, feito pelo Governo do Estado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde nas Américas. Por conta disso, mais restrições devem ser impostas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Alguns decretos mais restritivos passam a valer a partir de hoje na Capital, como a limitação de 40% de atendimentos em comércios, academias, igrejas, restaurantes e todos os empreendimentos de atendimento ao público, e o toque de recolher a partir das 20h. 

Segundo o prefeito Marcos Trad, caso não haja colaboração da população, essa medida poderá ser ainda mais firme depois dos 12 dias em que ficar em vigor.

“Nós fizemos um meio-termo entre o lockdown e o equilíbrio da economia, mas se a população não se comportar adequadamente não vamos ter outra alternativa. [Se a cor do aplicativo ficar preta] Não tem jeito, é obrigação”, declarou, referindo-se ao programa Prosseguir. 

Guerra de facções

Dupla é presa por executar jovem de 18 anos por engano em boate de Sonora

De acordo com a polícia, a dupla teria como alvo um jovem de 13 anos, mas acabou executando por engano um jovem de 18 anos em Sonora.

18/04/2024 15h46

Divulgação/ Polícia Civil

Continue Lendo...

Em meio à guerra entre facções pelo controle do narcotráfico na região norte de Mato Grosso do Sul, dois homens de 25 anos, acusados pela morte de Sabrina Machado, de 18 anos, em uma boate na região central de Sonora, localizada a 361 quilômetros de Campo Grande, foram presos pela Polícia Civil de Rondonópolis (MT) na manhã de hoje (18). 

De acordo com informações policiais, a jovem foi morta por engano. O alvo era um adolescente de 13 anos, pertecente ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e que conseguiu fugir do local após levar um tiro na perna.  

A ação aconteceu em trabalho conjunto com a delegacia de Sonora, Garras (Delegacia Especializada na Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) e Denar (Delegacia Especializada na Repressão ao Narcotráfico), com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso. 

Segundo as investigações, os dois homens, que pertencem ao Comando Vermelho (CV), pretendiam executar um adolescente de 13 anos, membro do Primeiro Comando da Capital (PCC). O adolescente foi atingido na perna, enquanto Sabrina, que trabalhava na boate, foi atingida no tórax e morreu no local.

Durante as investigações, três adolescentes entre 16 e 17 anos foram apreendidos por terem auxiliado os atiradores no crime. Com base em informações sobre o grupo, a polícia chegou até uma dos adolescentes através de câmeras de segurança. Ao ser questionado, o rapaz passou a entrar em contradições em respostas desconexas.

Após negar várias vezes, o garoto finalmente relatou que o alvo era conhecido na região como 'passarinho'.

À polícia, o trio confessou o crime e relatou que recebeu uma ligação de chamada de vídeo, após serem ameaçados, e receberam instruções de como executariam o “passarinho” dentro da boate. 

No dia do crime, o trio se encontrou com os atiradores e tentaram tirar o adolescente de dentro do estabelecimento, quando Sabrina foi morta por engano. 

 

Guerra no controle do narcotráfico entre CV e PCC em Sonora 

A região de Sonora é conhecida nacionalmente como a rota do tráfico de drogas no país. Os entorpecentes, especialmente a cocaína que sai da Bolívia, precisa passar pela região norte de Mato Grosso do Sul. 

Por causa dessa específica rota do narcotráfico, a região acabou virando palco para  embates entre as duas facções criminosas: O PCC (Primeiro Comando da Capital), que historicamente dominam em Mato Grosso do Sul há mais de 25 anos, após a morte do narcotraficante, conhecido como “Rei do Tráfico” Jorge Rafaat, e pelo Comando Vermelho (CV) que já possuía uma subsede no Estado. 

Sabendo do potencial na região norte do Estado, o Comando Vermelho tenta invadir e dominar a área do rival, o que gerou uma guerra entre facções criminosas que vem assustando a população de Sonora.  

No exemplar Laços de sangue: A história secreta do PCC, o autor do livro Márcio Sérgio, relata que o embate entre as facções em Mato Grosso do Sul está longe de acabar, já que a região é especificamente importante para ambas facções criminosas por questão estrutural. 


Guerra entre facções no norte de MS tem colocado as forças de segurança em alerta


A disputa de território entre o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tem causado pânico entre os moradores da tranquila cidade de Sonora, localizada a 387 quilômetros de Campo Grande.

Em março deste ano, a morte de José Augusto Pereira da Silva, de 28 anos, conhecido como 'Da Leste', após uma troca de tiros com agentes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras), demonstrou que as facções criminosas estão ganhando espaço na região, o que tem gerado alerta entre as forças de segurança dos dois Estados. 

A morte de 'Da Leste' foi o estopim para uma guerra entre organizações criminosas que ocorre desde o início deste ano. Até o momento, foram registradas seis mortes relacionadas ao conflito entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho), que têm espalhado violência pelo município, que possui uma população de 14.516 habitantes, de acordo com os dados IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no Censo de 2022. 

Conforme apurado pelo Correio do Estado, 'Da Leste' seria o pivô desse conflito de interesses, pois, segundo informações policiais, ele teria saído de uma facção criminosa e ingressado em outra. Seu posicionamento é considerado como traição dentro das facções, e como resultado, ele ameaçava outros membros e os moradores da cidade.

Ainda de acordo com a polícia, “Da Leste” era responsável pelo tráfico de drogas na região.  

 

Tiros e confronto entre facções criminosas a céu aberto 

Cientes dessa disputa territorial, equipes da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) deslocaram-se até o município no início da semana para reforçar a segurança na região e realizar operações policiais com o objetivo de prender os integrantes das facções criminosas envolvidas no conflito. 

De acordo com informações policiais, na última segunda-feira (25), um motociclista ainda não identificado disparou contra um grupo de homens em um estabelecimento localizado nas Avenidas do Povo e Wilson Barbosa Martins, na região central de Sonora. 

Segundo testemunhas, foram ouvidos pelo menos quatro disparos.

Conforme apurado pelo Portal News, que teve acesso às câmeras de segurança, as imagens mostram o motociclista fazendo uma conversão e estacionando a motocicleta, enquanto atira contra um grupo de homens em frente ao estabelecimento. Ninguém ficou ferido no atentado.

Reprodução/ Portal News 

Morte de ‘Da Leste’ em confronto com Garras 

José Augusto Pereira da Silva, de 28 anos, conhecido como "Da Leste", foi morto em um confronto com o Garras, nesta quinta-feira (28). Segundo informações policiais, a equipe recebeu denúncias sobre uma boca de fumo e foi até o local para averiguar. 

Ao se aproximar de um terreno baldio na Rua do Engenho, no Bairro Vila Nova, a equipe policial foi surpreendida por "Da Leste", que ostentava uma arma de fogo na cintura. 

Quando percebeu a chegada dos policiais, ele correu para os fundos de um imóvel. Iniciou-se uma perseguição e, apesar das equipes policiais darem ordem de parada ao criminoso, ele não obedeceu e entrou em uma residência. Neste momento, "Da Leste" atirou contra os policiais, que revidaram os tiros.  

Encurralado, o suspeito tentou fugir novamente, mas foi atingido e caiu no chão. Ele foi socorrido até o Hospital Municipal, onde veio a óbito minutos depois.

A arma utilizada por 'Da Leste' no tiroteio foi apreendida pela polícia.

José Augusto Pereira da Silva, mais conhecido como "Da Leste", de 29 anos. Foto- Divulgação

Mortes estão ligadas à guerra entre facções em Sonora 

A onda de violência está deixando a população de Sonora apavorada. Em janeiro deste ano, um empresário foi morto por engano quando um atirador tentou matar um funcionário de uma empresa durante uma briga entre facções criminosas.  

O atirador foi preso e confessou, durante o interrogatório, que matou o empresário por engano. Questionado, ele afirmou que foi contratado para executar o funcionário por pertencer a uma facção rival.

No mês de fevereiro deste ano, dois suspeitos de serem membros do Comando Vermelho foram baleados por policiais após serem detidos com armas e munições. 

No começo deste mês, um ataque ocorrido em um ginásio esportivo resultou em mais duas vítimas fatais. 

Segundo informações da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), João Vitor Oliveira, de 21 anos, foi morto devido ao seu envolvimento na guerra entre facções. O professor Jair Ferreira Jara, de 49 anos, que não tinha relação com o conflito, acabou sendo morto por engano. 

Segundo a polícia, duas pessoas invadiram o ginásio poliesportivo e abriram fogo. Os acusados do duplo homicídio foram identificados como João Pablo Kataguiri, de 18 anos, e Wanderson Ferreira Alves, de 26 anos, residentes nos municípios de Rio Verde e São Gabriel do Oeste, respectivamente.

As polícias Civil e Militar, juntamente com unidades especializadas como a Força Tática da PM, Garras, Bope e Choque, iniciaram a busca pelos acusados. Eles foram localizados em uma boate a aproximadamente 100 km de distância do local do crime. 

De acordo com relatos, os alvos eram um terceiro rapaz, que foi atingido mas conseguiu fugir correndo, e João Vitor Oliveira de Souza. Ao ser baleado pelo garupa da motocicleta, Oliveira correu desesperadamente para dentro do ginásio, onde foi perseguido e morto. 

 

Assine o Correio do Estado

Dengue

Fumacê reforça a batalha contra o Aedes em três bairros: Centenário, Universitário e Vila Carvalho

O serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecido como Fumacê, circulará das 16h às 22h

18/04/2024 15h22

Os moradores devem abrir as portas e janelas para melhor eficácia do inseticida. Foto:Pref/CG

Continue Lendo...

Nesta quinta-feira (18), a estratégia de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya, será intensificada em três bairros da capital de Mato Grosso do Sul: Universitário, Vila Carvalho e Jardim Centenário, das 16h às 22h.

O serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), popularmente conhecido como Fumacê, será utilizado pela Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

O esforço no combate a dengue precisa da colaboração dos moradores que devem abrir portas e janelas para uma melhor eficácia do inseticida. O objetivo é atingir os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas transmissoras das doenças.

No entanto, a Sesau esclarece que condições meteorológicas desfavoráveis, como chuva, vento forte ou neblina, podem comprometer a eficiência da aplicação. Nessas circunstâncias, o serviço pode ser adiado ou cancelado.

Confira o itinerário do fumacê:

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os casos de Dengue em Campo grande reduziram 70% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mesmo assim, o moquito que também é causador de doenças como Zika e Chykungunia, precisa ser constantemente combatido para o controle de endemias e epidemias.

Cabe destacar que é dentro das residências que estão 80% dos focos de proliferação do mosquito ‘Aedes aegypti’, e por isso as autoridades alertam a população, para que contribuam nas ações de controle e extinção dos criadouros.

Por fim, o Ministério da Saúde divulgou que para combater os focos do mosquito bastam dez minutos da rotina de acordo com a realidade de moradia de cada um.

"Dez minutos é o tempo necessário para garantir que caixas d´água estejam bem fechadas, para jogar areia nos vasos de planta, garantir que os sacos de lixo estejam bem amarrados, conferir calhas, evitar pneus em locais descobertos, não acumular sucatas e entulhos e esvaziar garrafas PET, potes e vasos de maneira correto.".

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).