Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

MEDIDAS

Parlamentares avaliam suspensão de atividades no Congresso para conter novo vírus

Na semana passada Câmara e Senado cancelaram, por prazo indeterminado, as sessões solene, visitas guiadas e eventos coletivos
16/03/2020 08:46 - Agência Brasil


 

Em meio à propagação do coronavírus no Brasil, parlamentares começam a discutir a possibilidade de suspenderem as sessões e outras atividades no Congresso Nacional.

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-SE), admitiu que a possibilidade existe dentro do Senado, mas uma definição só deve ocorrer nesta segunda-feira (16), quando o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) voltar a Brasília.

Na Câmara, os deputados também confirmam que existe essa conversa. Alguns líderes, no entanto, não concordam com a medida.

O líder do Democrata na Câmara, Efraim Filho, (DEM-PB) é um deles.  Na avaliação do parlamentar, o Congresso não deve ser o primeiro a parar, deve ser o último, para dar o exemplo e evitar o pânico.

Fernanda Melchionna (PSol-RS), líder do Psol também defende que não é o momento para suspender as atividades. Para a deputada, a Câmara tem que se debruçar sobre um plano emergencial para ampliar o atendimento do SUS a pacientes com o Covid 19.

Apesar de existir a conversa, as agendas para a próxima semana se mantém. Está marcada para terça-feira sessão que vai apreciar vetos presidenciais e os projetos de lei do Congresso sobre orçamento impositivo enviados pelo governo.

A Comissão Mista que aprecia a Medida Provisória do Contrato Verde Amarelo tem reunião marcada também na terça, assim como a Comissão Mista da Reforma Tributária, que aguarda a presença do ministro da Economia Paulo Guedes.

Pelo Twitter, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), desmentiu boatos de que seria permitido a ausência do trabalho de idosos e gestantes, informação que estaria em memorando que teria sido publicado pela direção da casa.

Na semana passada Câmara e Senado cancelaram, por prazo indeterminado, as sessões solene, visitas guiadas e eventos coletivos. Apenas servidores, congressistas, profissionais da imprensa e servidores tem acesso as dependências das duas casas legislativas.

Viagens internacionais também estão canceladas. Servidores ou parlamentares podem cumprir isolamento ou quarentena e trabalhar em casa no caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus.

 

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.