O Paraguai já está em quarentena rigorosa — com o fechamento da fronteira — por alguns meses por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, sem fluxo entre as cidades gêmeas Ponta Porã (MS) e Pedro Juan Caballero, a população, principalmente o comércio, sofre com o isolamento social decretado pelo país sem flexibilização do acesso à fronteira. O país tem hoje 713 casos confirmados da covi-19 com 10 mortes. Dos casos confirmados, 165 conseguiram se recuperar da doença.
Já houve casos de cidadãos que tentaram furar o bloqueio entre às duas cidades, mas o Exército Paraguaio intolerante está 24 horas em alerta para ninguém passar para o lado brasileiro.
Não foi o caso do prefeito de Pedro Juan Caballero José Carlos Acevedo que furou a quarentena no Dia Das Mães e passou para o lado brasileiro com a família em busca de ver os entes queridos. A ação foi toda registrada em vídeo que viralizou nas redes sociais (Confira abaixo). Por furar a quarentena ele foi acusado e terá que cumprir isolamento obrigatório por 14 dias, além de fazer exames periódicos para detectar se há o novo coronavírus.