Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

POLICIAIS

Pesquisa sobre segurança não reflete realidade do Estado, diz Governo

Pesquisa sobre segurança não reflete realidade do Estado, diz Governo
28/08/2015 12:40 - DA REDAÇÃO


 

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no início da semana, com os quantitativos de policiais civis e militares por habitantes, datados de 2014, não reflete a atual realidade da segurança pública de Mato Grosso do Sul, que nos últimos 8 meses já agregou mais de 1,1 mil homens e mulheres nas duas instituições.

Números atuais da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) mostram que apesar da situação financeira caótica que o atual Governo recebeu o Estado, de imediato foram formados 817 novos policiais militares e outros 117 aprovados em todas as fases do concurso de soldados já foram chamados para as próximas fases do certame e ainda este ano serão nomeados , empossados e ingressarão no curso de formação.

Maior está também o efetivo da Polícia Civil. No início deste ano de 2015 foram formados pelo Governo do Estado 155 novos investigadores, escrivães e peritos papiloscopistas e neste segundo semestre convocados e nomeados outros 220 investigadores e peritos papiloscopistas que já estão nos cursos de formação e irão reforçar a segurança pública nos 79 municípios do Estado, totalizando 375 novos homens e mulheres nos quadros Polícia Civil somente este ano.

São números que mostram os avanços da segurança pública nos últimos meses e que atualmente há sim um policial militar para cada 409 habitantes, e não um para cada 422 pessoas como foi divulgado. E que, o percentual de policiais civis por habitante também já não coincide com os números divulgados e passou nos últimos 8 meses de um para cada 1.133 habitantes, para um policial civil para cada 967 habitantes.

 Dos 27 estados brasileiros, Mato Grosso do Sul está entre os 8 com o maior número de policiais militares por habitantes e entre os 6 com mais policiais civis.

Nos últimos 8 meses policiais também ascenderam profissionalmente com promoções que garantem melhores ganhos, motivam os servidores e melhoram a qualidade dos serviços prestados à população.  De janeiro até agora, 216 soldados e cabos da PM foram promovidos a sargentos e outros 112 soldados galgaram mais uma posição na carreira e hoje são cabos, muitos aguardavam há mais de 8 anos a tão sonhada promoção, outros, já nem mesmo tinham esperança que ela ocorresse.

Ainda há muito a fazer, mas segurança pública é um compromisso do Governo do Estado que já abriu licitações para aquisições de novas viaturas, coletes e armamento para as polícias e que assim que forem formados os remanescentes da Polícia Civil e da Polícia Militar, irá abrir novos concursos para aumentar os efetivos policiais e melhorar a segurança pública de Mato Grosso do Sul.

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...