Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COVID-19

Planos de saúde terão que cobrir exames para novo coronavírus

Determinação da ANS vale para os usuários classificados entre casos suspeitos
13/03/2020 08:43 - Ricardo Campos Jr


 

A Agência Nacional de Saúde incluiu exames para o novo coronavírus na lista de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde. A medida foi implementada por Resolução Normativa publicada na edição desta sexta-feira (13) do Diário da União.

Essa norma só vale quando o paciente se enquadrar dentro dos casos suspeitos ou prováveis de contaminação pelo agente patológico.

PANDEMIA

O estado da contaminação pelo novo coronavírus foi elevado à categoria de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no último dia 11 de março. A mudança de classificação não se deve à gravidade da doença, e sim à disseminação geográfica rápida que o Covid-19 tem apresentado.

Na Itália, o número de casos confirmados da doença por exame chegou a 12.839 nessa quinta-feira (12), conforme o boletim mais recente do Ministério da Saúde do país Europeu. As autoridades investigam 1.016 mortes, o que corresponde a 7,9% dos pacientes infectados.

Boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado ontem informa que na China, onde começou a proliferação do Covid-19, são 80.981 casos confirmados e 3.173 mortes, ou seja, a doença foi fatal para 3,9% dos pacientes.

Fora do país asiático, já são 44.067 casos confirmados e 1.440 mortes causadas pela doença, o que resulta em uma taxa de letalidade de 3,2%.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!