Clique aqui e veja as últimas notícias!

PIRACEMA

Para evitar pescas ilegais durante a piracema PMA realiza fiscalizações em Porto Murtinho

Armadilhas foram encontradas no percurso das águas dos rios Paraguai e Apa
16/02/2021 15:40 - Thais Libni


Em dois dias a Policia Militar Ambiental (PMA), fiscalizou 7 embarcações com 25 turistas em prática de pesque-solte no município de Porto Murtinho.  

Na região da foz do rio Apa na fronteira com o Paraguai, os policiais intensificaram suas ações por se tratar de um local com incidência de pesca predatória praticada por moradores da região. Além de manter a fiscalização do  pesque-solte no leito do rio Paraguai, que  vem sendo realizada

Últimas Notícias 

Durante as fiscalizações para inibir a pesca ilegal no período da piracema no rio Paraguai e Apa, a PMA apreendeu espinheis e anzóis de galho nos percursos dos rios, ao todo foram  cinco cordas de espinheis com 20 anzóis cada uma e 19 anzóis de galho retirados pelos agentes.  

Segundo os profissionais envolvidos nas ações, as fiscalizações tem sido tranquilas e que em grande parte a população está respeitando todas as normas da piracema, principalmente pescadores em embarcações turísticas.

Piracema 

Iniciada anualmente em 5 de novembro nos rios do Estado, a piracema termina em 28 de fevereiro. 

Período existe decorrente da reprodução da maioria das espécies de peixes das duas bacias hidrográficas que cortam o estado, a Paraná e Paraguai.

Mas a flexibilização da legislação e o grau de conscientização permitem o retorno dos pescadores às águas pantaneiras neste mês para exercitar uma tendência hoje mundial: a devolução do peixe fisgado, do qual se leva apenas a fotografia como lembrança.

Assine o Correio do Estado