Cidades
APREENSÃO

Polícia Militar Ambiental apreende mais de 500 maços de cigarro contrabandeado na fronteira

Conforme os oficiais, homens seguiam da fronteira para a Capital

Alison Silva

21/05/2022 13:48

A Polícia Militar Ambiental de Dourados, cidade a 230 quilômetros de Campo Grande,  apreendeu dois veículos com alta quantia de cigarros, cigarros eletrônicos e produtos de narguilé ontem (20). 

Segundo a nota, divulgada hoje pela PMA, dois dos homens apreendidos com os produtos eram de Campo Grande. Conforme informações, em um dos veículos, Fiat Argo, um homem de 42 anos transportava 260 pacotes de cigarros. 

Em outro veículo, outro homem transportava 250 pacotes de cigarros, 96 essências de narguilé e 18 acessórios para cigarros eletrônicos contrabandeados.

Segundo a PMA, os veículos e os materiais foram apreendidos, foram adquiridos em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia na fronteira com Ponta Porã. 

De acordo com os homens, os produtos seriam transportados para Campo Grande. Com a apreensão,  os produtos foram encaminhados  à Receita Federal de Dourados, e segundo a nota, os homens responderão por contrabando. 

No último dia 9, a Polícia Militar (PM) em Ponta Porã, apreendeu outros mil pacotes de cigarro e sete galões de agrotóxicos, oriundos de contrabando. Segundo a PM, o veículo apreendido saiu do Distrito de Nova Itamarati, pela MS-164. 

Segundo os oficiais, o motorista tentou fugir ao ver a viatura da polícia, ultrapassando carros e dirigindo na contramão da via. Após a perseguição, a polícia encontrou o veículo às margens da rodovia, abandonado pelo condutor.

A polícia afirma que fiscalizou os produtos e encaminhou o veículo à Receita Federal, entretanto, o motorista não foi localizado.

De acordo com um levantamento do Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), realizado em março deste ano, estima-se que de cada 100 maços de cigarros comercializados, 48 sejam provenientes da rota de contrabando no Paraguai.

 

Assine o Correio do Estado