Dez, dos 12 mandados de prisão expedidos pela Justiça a pedido da Polícia Federal foram cumpridos nesta quinta-feira (10), durante a operação "Pêndulo" realizada em Três Lagoas, Brasilândia, Coronel Sapucaia e Ponta Porã. Conforme o delegado Vinícius Faria Zangirolani, durante as ações, os agentes encontraram drogas, cigarros contrabandeados do Paraguai e arma.
Zangirolani explicou que além das prisões, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva. "Falta localizar duas pessoas, uma em Ponta Porã e outra em Três Lagoas". Além disso, as prisões em flagrante ocorreram por porte ilegal de arma de fogo, quando um revólver calibre 38 com cinco munições foi encontrado na casa de um dos suspeitos, aproximadamente 4 quilos de entorpecente, entre maconha e cocaína, com outro e cigarros contrabandeados com um terceiro.
"Vamos analisar esses materiais e tentar identificar se há outros envolvidos", declarou o delegado, se referindo aos próximos passos que serão tomados pela polícia.
Durante a operação "Pêndulo" foram empenhados 72 policiais. O nome faz alusão à logística adotada pelo grupo criminoso, que atuava em Três Lagoas, com ramificações em Brasilândia, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, recebendo carregamentos de entorpecentes e enviando veículos como pagamento, simulando um movimento pendular.
APREENSÕES
De acordo com informações da instituição federal, desde o início das investigações, em março deste ano, mais de cinco toneladas de maconha, 18 veículos, arma de fogo e 70 munições foram apreendidas em cinco flagrantes ocorridos em cidades e datas distintas.