Três adolescentes, de 14, 15 e 16 anos, foram apreendidos nesta terça-feira (3) em Naviraí por envolvimento em um roubo praticado com grave ameaça e por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
No início da tarde, por volta das 13h, os três jovens teriam abordado outro adolescente de 14 anos no centro da cidade. Munidos com um canivete, ameaçaram a vítima e roubaram o seu aparelho celular, um iPhone 14 avaliado em cerca de R$ 5.000,00.
O jovem registrou boletim de ocorrência e a polícia conseguiu rastrear o telefone, que havia sido escondido em imóvel abandonado. Após a apreensão do aparelho, os adolescentes foram localizados e direcionados em flagrante à delegacia.
Também foram encontradas em posse de dois dos adolescentes porções de crack e maconha, além de dinheiro trocado. Por serem menores de idade, a prática é configurada como ato infracional análogo ao tráfico de entorpecentes.
Medida socioeducativa
A apreensão dos adolescentes foi convertida em internação provisória pela gravidade dos atos, o risco de reiteração e o envolvimento com o tráfico de drogas.
Com um prazo máximo de 45 dias, a internação provisória é uma medida socioeducativa que só é decretada quando o crime ocorre com mediante violência ou grave ameaça. Essa situação foi constatada pela abordagem violenta que os jovens tiveram durante o roubo.