Polícia

MORTE A ESCLARECER

Idoso morre picado por cobra em Aquidauana

Homem, de 62 anos, teve o braço amputado e permaneceu 17 dias internado na Santa Casa

Continue lendo...

Ermogênio Martins, de 62 anos, morreu após ser picado por uma cobra no bairro Nova Aquidauana, em Aquidauana, município localizado a 138 quilômetros de Campo Grande.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima amanheceu com o braço inchado e fortes dores em 19 de outubro.

Ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Aquidauana, onde fez raio x. Mas, nenhuma fratura foi diagnosticada e, então, foi liberado.

No dia seguinte, em 20 de outubro, retornou à UPA com inchaço bem maior que o dia anterior. Com isso, foi encaminhado para o hospital de Aquidauana, onde foi levado para o Hospital Santa Casa de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, na Capital, os médicos constataram que havia necrose no braço causado por possível picada de cobra, e, por este motivo, o membro teve de ser amputado. Não foi informado qual cobra o picou.

Após 17 dias internado, a vítima não resistiu e faleceu nesta terça-feira (5). Ermogênio permaneceu na Santa Casa de 20 de outubro a 5 de novembro de 2024.

O caso foi registrado como “morte a esclarecer” na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro Especializado de Polícia Integrada (DEPAC-CEPOL).

Em 2015, uma mulher foi picada por uma cobra enquanto cozinhava, na região do Pantanal Paiaguás, a 180 quilômetros de Coxim. 

Benedita Gonçalves da Silva, estava na cozinha da fazenda onde trabalha, quando foi picada no dedo do pé direito por uma jararaca boca de sapo, considerada uma das cobras mais venenosas da região pantaneira.

A mulher foi levada de avião para o Aeroporto Municipal de Coxim, onde foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

PICADA DE COBRA

A picada de cobra é um ferimento grave e potencialmente fatal causado pelo veneno de uma cobra. Aqui estão algumas informações importantes sobre picadas de cobra:

Sintomas:

  • Dor intensa no local da picada
  • Inchaço, vermelhidão e hematomas
  • Nausea e vômito
  • Dor de cabeça e tontura
  • Dificuldade para respirar
  • Paralisia muscular

Primeiros socorros:

  • 1. Mantenha a calma
  • 2. Remova joias e roupas apertadas
  • 3. Limpe o ferimento com água e sabão
  • 4. Aplique compressa fria
  • 5. Imobilize o membro afetado
  • 6. Não faça incisões ou use torniquete

Tratamento médico:

  • Procure atendimento médico imediato
  • Administração de soro antiofídico
  • Monitoramento vital
  •  Tratamento de dor e inflamação

Prevenção:

  • Use calçados fechados em áreas de risco
  • Evite áreas de vegetação densa
  • Não toque em cobras, mesmo que pareçam inofensivas
  • Mantenha o ambiente limpo e livre de entulhos

 

OPERAÇÃO BREAK OFF

Receita e Polícia Federal desmantelam mega-esquema de contrabando em MS

Organização criminosa contratava agentes de segurança pública para realizar o transporte de mercadorias, com o intuito de evitar a fiscalização estatal

28/11/2024 08h25

Operação Break Off, da Receita Federal e Polícia Federal

Operação Break Off, da Receita Federal e Polícia Federal DIVULGAÇÃO/PF

Continue Lendo...

Polícia Federal (PF) e Receita Federal desarticulam um mega-esquema de fornecimentos de eletrônicos importados de forma clandestina, nesta quinta-feira (28), durante a operação Break Off.

Conforme apurado pela reportagem, 76 policiais federais e 20 auditores-fiscais da Receita Federal cumpriram 19 mandados de busca e apreensão em Sonora (MS), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Goiânia (GO), São Paulo (SP) e Barra do São Francisco (ES).

A Justiça também determinou o sequestro de bens móveis e imóveis e o bloqueio de valores em contas bancárias dos envolvidos.

Operação Break Off, da Receita Federal e Polícia FederalAgentes de Polícia Federal e Receita Federal. Foto: divulgação/PF

Os mandados foram emitidos pela 5ª Vara Federal Criminal de Mato Grosso. Os delitos foram identificados a partir da deflagração da operação Sign Off.

De acordo com a Polícia Federal, as apurações revelaram um intrincado esquema de fornecimento de eletrônicos provenientes do Paraguai e dos Estados Unidos, que eram revendidos no mercado informal em todo o Brasil.

O objetivo é desarticular três grupos de fornecedores que contratava agentes de segurança pública, para realizar o transporte de mercadorias, com o intuito de evitar a fiscalização estatal

Eles responderão pelos crimes de descaminho, organização criminosa, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. As penas poderão passar de 20 anos de prisão.

OUTRA OPERAÇÃO

Polícia Civil prendeu um suspeito de contrabando, na fronteira Brasil/Paraguai, nesta semana, durante a Operação Renorcrim.

Operação Break Off, da Receita Federal e Polícia FederalDepartamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco). Foto: Marcelo Victor

Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) prendeu um homem de 40 anos, nesta terça-feira (26), em Ponta Porã, município localizado a 312 quilômetros de Campo Grande. Ele é suspeito de praticar crimes de contrabando na região de fronteira com o Paraguai.

Em 5 de setembro de 2024, ele foi flagrado transportando uma grande quantidade de cigarros contrabandeados de forma clandestina. Na ocasião, ele foi preso por contrabando, mas recebeu liberdade provisória.

Em 2 de outubro de 2024, ele foi flagrado por policias rodoviários federais transportando agrotóxico. Na ocasião, foi preso em flagrante, mas depois foi libertado novamente.

BANDIDAGEM

Trio faz casal refém, rouba caminhonete e leva veículo para Bolívia

Um foi preso e os outros dois comparsas seguem foragidos

26/11/2024 12h00

Joias, celulares, documentos e sapato apreendidos na casa do bandido

Joias, celulares, documentos e sapato apreendidos na casa do bandido Divulgação/Polícia Civil - MS

Continue Lendo...

Trio armado fez casal de refém, os manteve em cativeiro e roubaram caminhonete, joias, documentos e celulares, nesta segunda-feira (25), no Jardim Tarumã, em Campo Grande.

O veículo foi levado para a Bolívia. Um foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (26) e os outros dois fugiram para a fronteira.

Conforme apurado pela reportagem, homem de 37 anos e mulher de 35 anos foram abordados pelo trio de bandidos, armados, quando chegavam em casa, nesta segunda-feira (25), no bairro Tarumã.

O casal foi levado para uma área de mata e foram mantidos em cativeiro, até que seu veículo, uma caminhonete GM/S-10, fosse transportada até a Bolívia.

Eles foram liberados assim que houve a confirmação de que o automóvel tinha atravessado o país vizinho.

De acordo com a Polícia Civil, além da caminhonete, foram subtraídos três aparelhos celulares e algumas joias.

Após serem liberados, procuraram a Polícia Civil, que imediatamente iniciou investigação para identificar e localizar os criminosos.

E.T.S., de 19 anos, foi preso em flagrante, mas os outros dois comparsas seguem foragidos.

As investigações continuam para apurar a participação de outros envolvidos e localizar os outros dois autores.

CASO SEMELHANTE HÁ 1 ANO

Em 24 de novembro de 2023, dois homens, morreram em confronto com policiais militares do Batalhão de Choque (BPMChoque) em Campo Grande, após roubarem caminhonete e manterem vítimas em cativeiro.

Os criminosos haviam assaltado duas pessoas e levado aparelhos celulares. Em seguida, se deslocaram em direção ao centro e renderam um senhor, que estava parado no semáforo em uma caminhonete Hilux, no cruzamento das avenidas Afonso Pena/Rui Barbosa.

Os ladrões tomaram posse do veículo e a vítima foi rendida, amarrada, feita de refém e levada para um cativeiro.

Dois criminosos permaneceram no cárcere privado e outro fugiu com a caminhonete em direção a Bolívia, via BR-262. A intenção era manter a vítima por cinco horas no cativeiro, até que a Hilux chegasse no país vizinho.

Os militares localizaram o veículo nas proximidades do Indubrasil e abordam o criminoso, que se entrega, é preso e confessa onde estaria a vítima e os outros dois comparsas.

O Batalhão de Choque se deslocou para o local e fez o cerco policial. Os ladrões saíram armados, um com simulacro e outro com arma de fogo, resistiram a abordagem e começaram a atirar contra a equipe policial, que revidou e baleou os bandidos.

Eles foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Mônica, mas não resistiram e faleceram no local.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).