Polícia

MILÍCIA ARMADA

Renê Siufi chama de piada prisão de Jamil Name e filho

Advogado de defesa esteve nesta manhã na sede do Garras para saber detalhes sobre as prisões

Continue lendo...

O advogado de defesa dos empresários Jamil Name e Jamil Name Filho, Renê Siufi, classificou como piada a prisão de seus clientes sobre a acusação de criação de grupo de extermínio, milícia armada. Ele e o filho foram presos na Operação Omertá, deflagrada na manhã desta sexta-feira (27) pelo Grupo de Apoio Especial de Repressão Organizado (Gaeco), Polícia Federal e com policiais do Grupo de Repressão a Assaltos e Sequestros (Garras) e militares do Batalhão de Choque.

Ao sair do Garras, para onde seus clientes foram levados, Siufi declarou que ainda não conseguiu saber ao certo o motivo das prisões e foi taxativo ao ser perguntado sobre o que ele acha da ação e das possíveis acusações. “Eu acho uma piada, isso é coisa do Gaeco, igual a Coffee Break. No meu ver não tem nenhum fundamento”.

Jamil Name e o filho chegaram a sede do Garras, localizada no bairro Tiradentes, região leste de Campo Grande, em uma viatura da própria delegacia. Ao contrário dos outros presos, quem entraram pela frente da delegacia, os dois chegaram por uma porta lateral.

O advogado afirmou que cerca de 50 policiais teriam participado de buscas na casa de Jamil Name, que duraram quase a manhã toda, eles teriam chegado ao local por volta das 6h30 e foram embora por volta de 11h. No local foram apreendidos alguns documentos e uma quantia não revelada em dinheiro.

Ainda de acordo com Siufi, foi solicitado que comparecesse na delegacia por precaução o médico cardiologista da família, João Jasbick, já que Jamil Name sofre de pressão alta.

Leia também

Jamil Name também foi autuado por posse de munições e espingarda calibre 12

OPERAÇÃO OMERTÁ

São pelo menos 13 mandados de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 21 mandados de busca e apreensão a serem cumpridos ainda nesta sexta-feira, todos no bojo da Operação Omertá.
Os nomes de Name e de Name Filho aparecem em inquérito conduzido pelo Grupo de Apoio Especial no Combate ao Crime Organizado, que investiga grupo de extermínio, suspeito de vários crimes de homicídio em Campo Grande.

Para dar o nome à operação, os policiais utilizaram um termo do dialeto napolitano, do idioma italiano. Omertá, conforme o Gaeco, é um termo que se fundamenta em um forte sentido de família e em um silêncio que impede a cooperação com autoridades policiais ou judiciárias. Trata-se de um código de honra muito usado nas máfias do Sul da Itália.

OUTRAS PRISÕES

Além da prisão preventiva de Jamil Name e do filho, já estão na sede do Garras quatro guardas municipais, conhecidos como Peixoto, Igor, Arantes e Eronaldo, o policial civil aposentado Vladenilson Daniel Olmedo, o militar aposentado do Exército Anderson Correia e o policial federal aposentado Everaldo Monteiro de Assis. Além de outros três funcionários, que não tiveram os nomes revelados, também foram levados para a delegacia.

Fatalidade

UEMS lamenta morte de acadêmica que não resistiu a acidente na BR-158 em MS

O acidente ocorreu na tarde de domingo (29). Durante uma tentativa de ultrapassagem, o veículo que a egressa dirigia colidiu com um caminhão

30/09/2024 17h45

Divulgação UEMS

Continue Lendo...

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) emitiu uma nota de pesar devido ao falecimento da acadêmica Emily Bastos Correa, de 29 anos, que perdeu a vida em um acidente na BR-158, em Aparecida do Taboado.

O acidente ocorreu durante uma tentativa de ultrapassagem, na tarde de domingo (29), quando o veículo que Emily dirigia colidiu com um caminhão.

Veja a nota da universidade:

"Com profundo pesar, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) - Unidade Universitária de Paranaíba comunica o falecimento da egressa do curso de Direito, Emily Bastos Correa, de 29 anos, ocorrido neste domingo (29).

A jovem faleceu em decorrência de um grave acidente na BR-158, em Aparecida do Taboado, Mato Grosso do Sul, após uma tentativa de ultrapassagem."

Retornava para MS

Emily, que atualmente trabalhava e residia em Paranaíba, estava voltando da casa dos pais, que moram em Primavera do Oeste, no interior de São Paulo - onde nasceu e cresceu até vir estudar e tocar a vida em Mato Grosso do Sul.

Acidente

A jovem conduzia um Volkswagen Gol e teria tendado realizar a ultrapassagem, no entanto, ao ver o caminhão chegou a desviar, mas acabou colidindo lateralmente. 

Com a força do impacto o Gol saiu da pista e os pneus chegaram a estourar, assim como o motor foi totalmente arrancado e lançado longe das ferragens.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Corpo de Bombeiros estiveram no local. Após a remoção, o corpo foi encaminhado para uma funerária em Paranaíba.

Assine o Correio do Estado

TRÊS LAGOAS

Homem agride pacientes com pedaço de pau em posto de saúde e acaba morto pela polícia

Rapaz, de 26 anos, em surto psicótico, também ameaçou policiais com uma faca

26/09/2024 09h45

Rapaz quebrou porta de vidro blindex com pedaço de pau

Rapaz quebrou porta de vidro blindex com pedaço de pau DIVULGAÇÃO/Site Perfil News

Continue Lendo...

Homem, de 26 anos, morreu em confronto com policiais militares após invadir um posto de saúde, ameaçar pacientes e atacar a equipe policial, na tarde desta quarta-feira (25), no bairro Novo Oeste, em Três Lagoas, município localizado a 326 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela mídia local, o rapaz, em surto psicótico e em posse de um pedaço de pau, invadiu o posto de saúde, quebrou a porta de vidro e janelas, ameaçou funcionários e agrediu enfermos.

Pacientes, que aguardavam por atendimento, se desesperaram e começaram a correr em direção a porta, tentando se esconder do rapaz.

Diante do quebra-quebra, a Polícia Militar foi acionada. Mas, o homem se deslocou para sua residência e pegou uma faca.

Militares deram voz de abordagem, mas ele desobedeceu e partiu para cima dos policiais com uma faca, que revidaram, balearam e desarmaram-o.

Ele foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

* Com informações do site Perfil News

ESTATÍSTICA

Dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que 59 pessoas morreram em confronto com agentes de Estado, de 1º de janeiro a 26 de setembro de 2024, em Mato Grosso do Sul. O sistema está fora do ar e não foi possível levantar os números de setembro.

Das 59 mortes,

  • 32 ocorreram em Campo Grande
  • 27 ocorreram no interior do Estado
  • 9 ocorreram em janeiro
  • 6 ocorreram em fevereiro
  • 13 ocorreram em março
  • 4 ocorreram em abril
  • 5 ocorreram em maio
  • 8 em junho
  • 2 em julho
  • 5 em agosto
  • 7 em setembro
  • 52 são homens
  • 1 mulher
  • 6 não tiveram o sexo divulgado
  • 30 são jovens
  • 20 são adultos
  • 3 são adolescentes
  • 6 não tiveram a faixa etária divulgada

Mortes registradas em confronto policial são classificadas como homicídio decorrente de oposição à intervenção policial.

O confronto entre forças de segurança governamentais e grupos armados ocorrem em situações de abordagem policial, roubos, flagrantes de tráfico de drogas, policiamento ostensivo em bairros, entre outras ocorrências.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).