Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Polo de atendimento da Covid-19 em parque já atendeu 36 pessoas

Prefeito disse que abertura do centro se antecipa ao pico de casos
12/04/2020 12:22 - Ricardo Campos Jr


 

O polo de atendimento da Covid-19 no Parque Ayrton Senna já atendeu 36 pessoas. O local foi montado pelo município e começou a funcionar na última sexta-feira (10), oferecendo consultas, remédios e testes para o novo coronavírus nos casos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Marcos Trad Filho (PSD), prefeito de Campo Grande, disse que a ativação do centro tem o objetivo de fazer com que a assistência de Saúde na cidade esteja um passo à frente do pico de contágio.

A Prefeitura informou que um balanço detalhado sobre a demanda no espaço deve ser divulgada no fim da tarde de hoje e não adiantou se algum dos pacientes que buscaram atendimento tinha quadro clínico mais agravado.

COMO FUNCIONA?

O atendimento foi logicamente organizado. Os pacientes chegam pela entrada principal, onde são recebidos por profissionais de diversas áreas que fazem uma checagem inicial do que a pessoa está sentindo.

Depois, os doentes caminham até a entrada da unidade na área onde ficam as quadras cobertas. Ali a temperatura é medida e uma pequena entrevista é feita. Eles então recebem uma máscara e são divididos em quatro “salas de espera” diferentes: idosos com febre, idosos sem febre, população geral com febre e população geral sem febre.

Na sequência, aguardam a chamada da senha que receberam na entrada e passam pelo consultório.A partir daí o encaminhamento ocorre de acordo com a necessidade.

Há equipes para coleta de material para identificar a presença do novo coronavírus no organismo dos pacientes, farmácia para pegar os remédios gratuitos e tendas com macas para os casos que necessitarem de internação.

Se alguém passar mal a ponto de precisar ser intubado, há ainda um leito de suporte avançado para estabilizar e depois encaminhar o doente ao Hospital Regional em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ficará estacionada 24 horas no local.

A disposição das cadeiras da sala de espera e nos consultórios obedece à distância mínima de segurança para evitar o contágio. O local tem capacidade para atender 800 pessoas por dia.

 

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.