Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

UFGD E UEMS

Por telefone, universidades tiram dúvidas sobre a Covid-19 em Mato Grosso do Sul

Alunos de medicina e enfermagem avaliam sintomas e encaminham para unidade de saúde correta
17/08/2020 11:21 - Gabrielle Tavares


Projeto “Orienta Covid Dourados”

Acadêmicos de medicina e enfermagem criaram o projeto “Orienta Covid Dourados”, um call center onde a população do Brasil inteiro pode ligar gratuitamente e tirar dúvidas sobre a Covid-19, através do número 0800-494-1533.

A iniciativa partiu dos alunos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Os voluntários avaliam os sintomas e encaminham para Unidade de Saúde correta.

Ligações podem ser feitas durante plantões de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 17h às 20h.  

Participam da ação um total de 40 voluntários, distribuídos em 28 estudantes de Medicina e 12 de Enfermagem, sendo três por turno de plantão nos atendimentos.

Também dão apoio 20 profissionais da saúde, sendo 10 enfermeiros e 10 médicos, 8 deles professores do HU-UFGD, com atuação na Atenção Primária de Saúde.

Uma das voluntárias, Ágatha Oliveira Felice, conta que as ligações recebidas foram sobre sinais e sintomas da Covid-19.  

"Mas acreditamos que em breve também receberemos questionamentos acerca dos tipos de testes, locais em Dourados que estão testando e qual público está sendo testado. 

Enquanto houver necessidade de instrução e orientação populacional de forma remota, visando a proteção de todos, pretendemos permanecer com os atendimentos disponíveis”, relatou.

 
 

Felpuda


Depois de se “leiloar” durante meses, e afirmando que estava até escolhendo o município para se candidatar a prefeito, ex-cabeça coroada não só não recebeu acenos amistosos, como também não encontrou portas abertas com tapete vermelho a esperá-lo. 

Assim, deverá pendurar as chuteiras e fazer como cardume em seu pesqueiro: nada, nada...