Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CAMPO GRANDE

Postos de saúde vão realizar testes de Covid-19

Exames só serão feitos em pacientes que apresentarem sintomas
17/07/2020 11:02 - Glaucea Vaccari


Testes rápidos de coronavírus passarão a ser feitos também nas 71 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família em Campo Grande, para potencializar a identificação de novos casos.

Atualmente, a coleta de amostras para realização dos exames pela rede pública é realizada pelo drive-thru do Corpo de Bombeiros e da Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, com agendamento, e por demanda espontânea no polo de atendimento do parque Ayrton Senna.  

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), os testes nos postos de saúde serão feitos apenas em pacientes que estejam apresentando sintomas há pelo menos sete dias.

Objetivo de disponibilizar os exames nos postos é descentralizar o atendimento e facilitar o acesso da população, já que são 71 unidades espalhadas nas sete regiões urbanas de Campo Grande.  

Inicialmente, serão disponibilizados 7,5 mil testes, que a prefeitura recebeu do Governo do Estado. Expectativa é pelo envio de mais 50 mil pelo governo federal, além de processo de compra aberto pela prefeitura para compra de mais de 50 mil unidades.  

Segundo a Sesau, mesmo que o paciente tenha contato com casos confirmados, se não apresentar os sintomas o recomendado é o isolamento social. Os testes não serão em assintomáticos.  

Caso uma pessoa teste positivo, todas as pessoas do grupo familiar são orientadas ao isolamento e recebem atestado de 14 dias para observação dos sintomas. 

Se houver piora, a pessoa deve procurar o serviço de saúde, caso contrário, pode retomar as atividades após o período.

O atendimento nas unidades de saúde da Capital são feitos pela estratégia fast-track, que consiste em diferentes entradas. 

Os pacientes com sintomas respiratórios entram em locais diferentes na unidade, para evitar possível contaminação cruzada com pessoas que procuram o posto por outros problemas de saúde. 

As datas para início da realização dos testes ainda não foram definidas.

 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...