Clique aqui e veja as últimas notícias!

OBRAS

Prefeitura abre licitação de R$ 30,4 milhões para revitalizar Rua Rui Barbosa

Obra vai beneficiar toda a extensão de uma das principais vias da cidade
18/12/2020 10:22 - Rafaela Moreira


A Prefeitura de Campo Grande publicou, nesta sexta-feira (17), o edital de licitação para reforma da Rua Rui Barbosa. Transitam pelo local 53 linhas do transporte coletivo, a via é um dos principais eixos viários da Capital. 

De acordo com a Prefeitura, a obra integra o Reviva Mais Campo Grande, financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que reformou a 14 de Julho e prevê, ainda, intervenções nas ruas transversais. 

Últimas notícias

O investimento previsto, na Rui Barbosa, é de R$ 30,4 milhões em obras em toda a extensão, incluindo 7,1 quilômetros de recapeamento, desde as proximidades do viaduto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na Rua Trindade, até o trecho final, na Rua Rachid Neder.

Segundo o município, está previsto um corredor do transporte coletivo no trecho entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, com cinco estações de embarque e desembarque.

O cruzamento com a Avenida Afonso Pena, receberá mobiliário urbano semelhante ao da 14 de Julho, com câmeras de monitoramento, padronização das calçadas para acessibilidade e wi-fi.

A Prefeitura de Campo Grande vai receber propostas das empresas interessadas no dia 27 de janeiro.

Estações

As estações estão projetadas para serem construídas na Rui Barbosa entre as Ruas Aluízio de Azevedo e Dr. Aníbal de Toledo; entre as Ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; entre as Ruas Calarge e Tônico Saad; entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco e a quinta estação na quadra entre as Ruas Dom Aquino e Cândido Mariano.

Com o corredor, segundo a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), o tempo da viagem de ônibus, do Terminal Morenão até a Avenida Mato Grosso será reduzido em 20%, porque a velocidade média dos ônibus vai aumentar de 16 para 25 quilômetros por hora já que, com o corredor exclusivo, os coletivos não vão disputar espaço com os demais veículos.

O projeto prevê semáforos com os tempos ajustados para a passagem dos ônibus. Diariamente os ônibus fazem 379 viagens pela Rui Barbosa.

Assine o Correio do Estado