A Prefeitura de Campo Grande espera recolher neste sábado sete toneladas de resíduos em ponto de coleta de lixo eletrônico montado na Lagoa Itatiaia, local de provas da primeira etapa dos Jogos Radicais Urbanos. A arrecadação vai até as 17h.
De acordo com informações do diretor-presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), Paulo Fernando Cardoso, a ação tem por finalidade conscientizar a população, além de atender a uma demanda reprimida. Nesse ano, em outro evento promovido pela prefeitura, foram arrecadadas em dois dias 15 toneladas de resíduos eletrônicos.
“A prefeitura está aprontando uma legislação para facilitar isso, inclusive os eletrônicos, que o município é obrigado a leiloar, nós estamos tentando dar uma destinação correta. A própria prefeitura escolheu um lugar de destinação. O importante é tirar dos lixões, das áreas públicas”, comentou.
Ainda segundo Cardoso, o município quer estabelecer essa política para o cidadão saber que há locais em Campo Grande onde esse tipo de resíduo pode ser descartado. “que podem ser descartados. “Existem cinco ecopontos que também recebem resíduos eletrônicos, a Planurb e a Semadur já recebem”, explicou.
DESCARTE
Estão sendo recebidos no ponto de coleta de lixo eletrônico da Lagoa Itatiaia computadores e monitores, estabilizadores, placas eletrônicas, no breaks, cabos de força e de dados, telefones celulares, aparelhos de som, de DVD, de VHS e ventiladores. Não são aceitos pilhas, lâmpadas, toner e cartuchos de impressoras.
Os resíduos serão recolhidos por uma instituição especializada de reciclagem, que fará a separação dos itens e descarte correto dos inservíveis.
Conforme a Agetec, haverá novas coletas de resíduos em outubro, na Incubadora Tecnológica Francisco Giordano Neto (Região Prosa).