A Prefeitura de Campo Grande começou neste sábado (12) a coleta do lixo em toda a cidade. Devido a greve dos mil trabalhadores da Solurb, foram disponibilizados 22 caminhões-caçamba e 7 pás-carregadeiras para recolher o lixo amontoado pelas ruas e calçadas da Capital. Quem está atuando são os inscritos do Programa de Inclusão Profissional (ProInc).
A Guarda Municipal está acompanhando o processo para auxiliar no trânsito, já que os caminhões fazem a coleta de forma lenta.
Conforme a assessoria da prefeitura informou, a prioridade hoje é a coleta do lixo no quadrilátero central, que compreende Avenida Mato Grosso, Rua 26 de Agosto, Avenida Calógeras e Rua Rui Barbosa. Os pontos principais são o Mercado Municipal e o Camelódromo.
No Bairro Jardim São Bento, 4 caminhões-caçamba e 2 pás-carregadeiras fazem o trabalho na região. O comerciante Rodrigo Roque, 36 anos, aprovou a medida para resolver o problema do lixo nas ruas, já que a coleta não acontecia no bairro desde segunda-feira (7) e ele precisava armazenar o lixo dentro do próprio estabelecimento.
“Apesar de ser devagar, a tentativa de resolver o problema é válida. Mas acredito que para dar conta de todo o serviço, eles terão que trabalhar 24 horas”, disse Rodrigo.
Os trabalhos acontecem em toda a cidade ao longo do dia.
PARALIZAÇÃO
Trabalhadores da Solurb entraram de greve na terça-feira (8), em protesto por falta de pagamento dos salários, que deveriam ter sido depositados no 5º dia útil. Cerca de mil servidores estão parados e as ruas da Capital tem lixo por todo lado.