A Prefeitura Municipal de Campo Grande (PMCG), com o apoio da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, lançou a Campanha “Dezembro Verde – Amar sempre Abandonar Nunca”.
O objetivo é conscientizar a população que abandonar, maltratar ou violentar animais é crime, previsto na lei nº 14.064/2020.
“Todo mês de dezembro observamos um aumento no número de animais abandonados, portanto a Campanha Dezembro Verde tem o intuito de conscientizar sobre a guarda responsável e que o abandono de animais é crime”, ressalta Ana Cristina Camargo, Subsecretária do Bem-Estar Animal.
Durante a ação, está programada uma live que tratará sobre a valorização dos animais. A videoconferência ocorre no próximo domingo (13), às 16 horas, transmitida nas redes sociais da Subsecretaria do Bem-Estar Animal no Instagram e Facebook.
Haverá instruções sobre o bem-estar e combate à violência contra animais e música ao vivo da cantora Jacqueline Costa e do cantor Ricardo Gael.
Também ocorrerá a entrega do selo ‘Empresa Amiga dos Animais’, para os parceiros que ajudaram com doações no Programa Banco de Rações e Utensílios da Prefeitura em 2020.
Durante o ato, haverá ainda a campanha “Tire Foto com seu Pet” para incentivar alunos a compartilharem o amor pelos seus animais.
As fotos serão publicadas nas redes sociais com as hashtags #dezembroverde e #nãoabandone.
A subsecretaria conta com três pontos de arrecadação de ração e utensílios animais, por meio do sistema drive-in, visando evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19:
O último mês do ano é destinado aos animais, pois é nesta época em que ocorre casos de abandono por donos que viajam e deixam o animal para trás.
A campanha visa conscientizar cidadãos a respeito da importância em combater o abandono e maus-tratos contra os animais.
De acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98, quem agride animais pode pegar de dois a cinco anos de prisão e ainda pagar multa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal.
Para denunciar crimes contra animais, deve-se ligar para a Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista (Decat) por meio dos telefones 3325-2567 ou 3382-9271; ou ainda acionar a patrulha ambiental da Guarda Municipal, no número 153.