Foram distribuídas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 158 mil doses de vacina contra a Covid-19, para imunizar 79 mil pessoas dos grupos prioritários do plano de vacinação. A partir de agora, as prefeituras são responsáveis pelos critérios de vacinação.
Conforme o Diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na Secretaria Estadual de Saúde (SES), coronel Marcello Fraiha, cada município vai controlar as suas doses, e as salas de imunização serão responsáveis por como será dividido as quantidades para cada fase de imunização.
Como ainda não há doses disponíveis para toda a população, a primeira imunização em todo o país acontece com as 6 milhões de doses da CoronaVac que foram importadas.
Na primeira etapa, serão vacinados apenas profissionais de saúde que atuem na linha de frente contra a pandemia (pronto-socorro, unidades de terapia intensiva e Unidades de Pronto Atendimento), indígenas que moram em aldeias e idosos que estejam institucionalizados, ou seja, que estejam internados ou morem em asilos.
A orientação do Ministério da Saúde é garantir as duas doses para os imunizados, ou seja, 79 mil sul-mato-grossenses serão vacinados neste primeiro momento, dos 211 mil que compõe as prioridades anteriormente informadas pelo Ministério da Saúde.