O primeiro dia de verão foi de chuva em Campo Grande e alguns pontos da Capital foram alagados. Os ventos chegaram a 43,56 km/h nesta segunda-feira (21). A previsão é de mais chuva para o fim do dia.
De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec), em alguns pontos da Capital, a chuva atingiu 20.8 mm.
Para o mês de dezembro, as previsões apontam que no último mês do ano, deve chover cerca de 206 mm na Capital. Só na tarde de hoje, a chuva correspondeu a 10% do esperado para o mês. ”Mas, desde o início do mês choveu 83 mm. Ainda estamos abaixo do esperado”, afirma a meteorologista do Cemtec, Francine Rodrigues.
Algumas medidas são importantes em dias de grandes temporais. Em caso de ventos fortes, por exemplo, a orientação do Centro de Monitoramento do Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos (Cemtec) é: não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, porque há risco de queda.
Em caso de chuvas fortes: Não suba em telhados após a chuva, há risco de queda; não enfrente pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias, procure rotas alternativas; se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos à sua frente.
Em caso de raios: Evite estar em local aberto; não se abrigue embaixo de árvores; não esteja próximo a cercas de metal; esteja calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.
Em caso de granizo: Coloque papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem os ocupantes. Após a chuva de granizo, o piso fica escorregadio, então tenha cuidado ao se deslocar.