Clique aqui e veja as últimas notícias!

CONSUMIDOR

Procon alerta: cartões com tecnologia de aproximação estão sendo usados em golpe

Ladrões aproximam máquinas de cartão à lugares onde consumidores geralmente guardam o objeto, como bolsas e carteiras
21/10/2020 10:36 - Gabrielle Tavares


Os golpes evoluem junto com a tecnologia. De acordo com a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), os cartões NFC (Near Field Communication) estão sendo usados para roubar consumidores.

A NFC possibilita o pagamento em débito e crédito apenas com a aproximação do cartão à maquininha, em uma distância de menos de 10 centímetros.

Se aproveitando dessa facilidade, bandidos passaram a carregar máquinas de cartões e aproximá-las dos locais onde, possivelmente, os cartões estejam.

Se a máquina captar o sinal do cartão, a transação ficará registrada como uma compra. De acordo com o Procon-MS, como a operação pode parecer autêntica, dificilmente o consumidor terá condições de reaver os valores perdidos.

“Queremos fazer um alerta para o consumidor. Tenha muito cuidado com a nova tecnologia  NFC, os bandidos já descobriram uma forma de roubar você. Quando estiver com o cartão, não guarde no bolso da calça ou na mochila. Eles já estão aproximando a maquininha para roubar os seus créditos”, alertou o superintendente do Procon-MS, Marcelo Salomão.

Salomão aconselha as pessoas a desabilitar essa forma de pagamento. Ou então, se preferir continuar usando o recurso, quando for às compras ter cuidado de guardar o cartão em lugares seguros, não deixar bolsas ou carteiras em locais sem vigilância e ficar atento a aproximação de pessoas desconhecidas.

“Principalmente nesta época em que se aproxima o fim de ano e é normal o aumento do movimento no comércio, sendo ainda maiores as oportunidades das pessoas serem roubadas”, concluiu.