Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

COM IRREGULARIDADES

Procon autua nove postos de combustíveis em Campo Grande

Confira quais estabelecimentos foram autuados pelo órgão
20/03/2020 17:16 - Fábio Oruê


Ação da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) fiscalizou 13 postos de combustíveis em Campo Grande e autuou nove deles no período de 15 a 18 de março, em diferentes regiões da Capital. 

Entre as irregularidades encontradas estão produtos com validade expirada e informações incompletas ou com dificuldades para entendimento pelos consumidores ou, ainda, a inexistência de exemplares do Código de Defesa do Consumidor para consulta. 

Também houve casos de divulgação, por meio de placas, a respeito da diferença percentual em relação aos preções dos combustíveis, principalmente gasolina e etanol.

Na maioria dos estabelecimentos, que possuem acesso por mais de uma rua, a placa com os preços estava voltada apenas para uma das vias, o que dificulta à população tomar conhecimento dos valores. A ausência de informações a respeito da possibilidade de pagamentos por dinheiro ou cartões de crédito e débito, sendo que há diferenciação entre preços também constitui irregularidade. 

Entre os produtos impróprios à comercialização, há a existência de fluido para freios e solução para limpeza de para-brisas com prazos de validade expirados, até em mais de um ano. Um produto estava com a fabricação rasurada e não teve condições de fazer a verificação do seu vencimento. 

INTERDIÇÃO

Participaram da ação integrantes do Instituto Nacional de Metrologia/MS (Inmetro), da Delegacia do Consumidor (Decon) e Agência Nacional de Petróleo (ANP). Inmetro encontrou irregularidades graves que levaram a interdição de dois postos. 

Considerada falta grave, foi detectada erro na medida de combustível vendido ao consumidor, com entrega menor do que, na realidade, constava na bomba e foi cobrado. Com isso as unidades foram interditadas até a correção do defeito na bomba sendo encaminhada notificação aos responsáveis.

Do total de postos, foram autuados dois da rede Taurus (Pororoca nas ruas 26 de Agosto e Três Barras), Automaster (avenida Calógeras), WA (Tonico de Carvalho), Alloy (Fernando Corrêa da Costa), Katia Locatelli (Ceará), Aero Rancho (Thirson de Almeida), Lotus (Cassim Contar) e Depetroleo (Jonas Corrêa da Costa).

Felpuda


Na troca de alfinetadas entre partidos que não se entenderam até agora sobre eventual aliança, uma outra peça está surgindo: trata-se do levantamento completo sobre investimentos feitos, recursos liberados, parcerias em todas as áreas, além do prazo de quando tudo isso começou. Caso os palanques venham a ficar distanciados, a divulgação será feita à exaustão durante a campanha eleitoral, para mostrar quem é quem na história. Os bombeiros continuam atuando.