Cidades

Pronatec

Programa federal oferece 1,7 mil vagas para cursos de qalificação em MS

A oportunidade é do Pronatec através do Senai de MS

DA REDAÇÃO

04/09/2015 - 23h00
Continue lendo...

Interessados em estudar e aprender uma profissão terão oportunidade em Mato Grosso do Sul. A Formação Inicial Continuada (FIC) do programa do governo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Trabalho e Emprego) está oferecendo através do Senai, 1.715 vagas distribuídas por 52 cursos gratuitos oferecidos em 38 municípios do Estado.

Os municípios beneficiados são Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Sidrolândia, Naviraí, Rio Verde, Aparecida do Taboado, Maracaju, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Três Lagoas, Batayporã, Novo Horizonte, Antônio João, Bela Vista, Jardim, Água Clara, Miranda, Alcinópolis, Camapuã, Coxim, São Gabriel do Oeste, Cassilândia, Chapadão do Sul, Paranaíba, Terenos, Eldorado, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas, Tacuru, Amambai, Caarapó, Coronel Sapucaia, Douradina, Ponta Porã e Rio Brilhante.

As vagas serão distribuídas segundo cronograma de cada unidade operacional do Senai e, por isso, os interessados têm de ficar atentos à divulgação relativa ao início das inscrições, lembrando que nas cidades onde não há agências ou centros tecnológicos as pessoas devem procurar as prefeituras municipais.

Os 52 cursos oferecidos no Estado são: aplicador de sistemas de proteção de pisos e revestimentos, caldeireiro, eletromecânico de automóveis, agente de limpeza urbana, costureiro de máquina reta e overloque, mecânico de motores a diesel, eletricista industrial, ajustador mecânico, soldador de estruturas e tubulação no processo mig/mag, confeiteiro, pedreiro de alvenaria, padeiro, salgadeiro, operador de máquinas e implementos agrícolas, eletricista de automóveis, almoxarife, inspetor de qualidade, operador de pá carregadeira, operador de fresadora com comando numérico computadorizado, mecânico de máquinas industriais, mecânico de bombas hidráulicas, desenhista mecânico, pedreiro de revestimentos em argamassa, torneiro mecânico , soldador no processo eletrodo revestido aço carbono e aço baixa liga, encanador instalador predial, operador de movimentação de cargas, mecânico de usinagem convencional, operador de pontes rolantes, maçariqueiro, operador de computador, produtor de embutidos e defumados, serigrafia e artesão de cerâmica.

Para completar a lista ainda há os seguintes cursos: aplicador de revestimento cerâmico, encanador instalador predial, pintor de obras imobiliárias, eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de máquinas de costura, instalador e reparador de redes, cabos e equipamentos telefônicos, instalador e reparador de linhas e sistemas de telefonia, instalador e reparador de rede de TV a cabo, reciclador, operador de computador, montador e reparador de computador, costureiro industrial do vestuário, masseiro, eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, confeiteiro, confeccionador de lingerie e moda praia, operador de máquinas e implementos agrícolas.

Serviço - Mais informações podem ser obtidas nas unidades operacionais do Senai em Aparecida do Taboado (67) 9604-2677, Campo Grande (67) 3321-0421, Corumbá (67)3234-2800, Dourados (67) 3411-2600, Deodápolis (67) 3448-2491, Ivinhema (67) 3442-5611, Maracaju (67) 9211-9944, Naviraí (67) 3461-2141, Nova Alvorada do Sul (67) 3456-3074, Nova Andradina (67) 3441-4912, Rio Verde (67) 3292-1747 ou (67) 3292-3449, Sidrolândia (67) 3272-5959, Sonora (67) 3254-3613 e Três Lagoas (67) 3521-3630.


 

MINHA CASA MINHA VIDA

Lula anuncia programa de crédito para reforma de casas

No pronunciamento, o presidente da república não deu detalhes de como irá acontecer o programa ou sobre seu cronograma.

20/05/2025 17h15

Lula anuncia programa de crédito para reforma de casas

Lula anuncia programa de crédito para reforma de casas Divulgação/CNM

Continue Lendo...

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou, na manhã desta terça-feira (19) a intenção do governo federal de lançar um programa de crédito para reforma de casas.

O anúncio aconteceu na solenidade de abertura da 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a maior mobilização municipalista em número de autoridades do mundo. 

Sem dar muitos detalhes, Lula destacou novos recursos para a execução de uma nova fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.

De acordo com o presidente, a medida tem como objetivo suprir o déficit habitacional que, segundo avaliação do governo, chega a 7 milhões de moradias e, conforme seu discurso, representa uma demanda dos prefeitos de todo o país. 

Além disso, informou que o governo federal vai oferecer acesso ao crédito para o cidadão interessado em realizar a reforma da sua casa. Essa é uma das medidas idealizadas pelo Planalto para aumentar a popularidade do presidente. 

"O que está em jogo é a necessidade dos moradores dessas casas. Vamos anunciar logo, além do Programa Minha Casa, Minha Vida, uma política de crédito de reforma da casa. A gente vai fazer esse programa por ser uma necessidade das pessoas. O cidadão que quiser reformar a sua casa, fazer uma garagem, fazer um quarto, fazer um banheiro, ele tem o direito de pegar um crédito com juros mais baratos possíveis", afirmou Lula, sem explicar como funcionaria o programa e seu cronograma. 

Saúde

Na área da Saúde, o Lula sinalizou a intenção de disponibilizar mais serviços àqueles que necessitam de atendimento na área pública da saúde. Para isso, o governo vai lançar mais uma etapa do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), uma iniciativa do Ministério da Saúde que pretende dar acesso facilitado a consultas e exames especializados no Serviço Único de Saúde (SUS). 

A proposta deverá atender a população que necessita de acompanhamento mais detalhado pelos profissionais de saúde, tendo como foco a realização de exames médicos. Segundo o chefe do Estado, o avanço do programa só será possível com o apoio dos prefeitos. 

"A gente não vai conseguir fazer isso sem as prefeituras", pontou. 
 

XXVI MARCHA A BRASÍLIA

Comitiva de 40 prefeitos e prefeitas de MS marcam presença em 26ª Marcha a Brasília

Edição da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios tem como tema Autonomia Municipal

20/05/2025 16h45

Comitiva de 40 prefeitos e prefeitas de MS marcam presença em 26ª Marcha a Brasília

Comitiva de 40 prefeitos e prefeitas de MS marcam presença em 26ª Marcha a Brasília Divulgação/Assomassul

Continue Lendo...

Uma comitiva de 40 prefeitos e prefeitas de Mato Grosso do Sul chegou ontem (19) a Brasília para participar da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. De hoje (20) até o dia 22, milhares de gestores públicos de todo o país se reúnem no evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) no evento que tem como tema central “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”. 

Uma das principais pautas reivindicadas por Mato Grosso do Sul — e por gestores de todo o país — é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade Fiscal.

A PEC propõe ampliar de 60 para 300 meses o prazo de parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios junto aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Se aprovada, a PEC reduzirá R$700 bilhões de contribuição para os municípios, garantindo mais equilíbrio fiscal e condições para investir em saúde, educação e infraestrutura.

A CNM defende três emendas para o aprimoramento do texto que, atualmente, está em análise na Câmara dos Deputados: 

  • Substituição do indexador da dívida Selic por IPCA;
  • extensão automática da Reforma da Previdência da União aos municípios;
  • um novo modelo de precatórios que traga benefícios a mais cidades.

Em reunião com os presidentes das associações estaduais e a diretoria nacional, o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) e  prefeito de Itaquiraí e Thalles Tomazelli reforçou o objetivo da presença do estado no evento. 

“Estamos aqui com uma presença forte de Mato Grosso do Sul, unindo esforços para defender a bandeira municipalista e garantir avanços concretos para os nossos municípios. A PEC 66 é uma das prioridades, mas também queremos visibilidade para outras pautas que impactam diretamente a gestão local”, afirmou Tomazelli.

Nesta terça feira (20), os gestores participaram de palestras com o presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente da república, Geraldo Alckmin. Também palestraram o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski sobre “Emendas Parlamentares: Alertas e Orientações”, palestras sobre o “Movimento Mulheres Municipalistas” com nomes como a Presidente Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Supremo Tribunal Militar e a Deputada Soraya Santos. Além destas, também serão ministradas palestras sobre “Sustentabilidade Fiscal e Previdenciária dos Municípios - Importância da PEC 66/2023” e “Mobilização Municipalista”. 

Na quarta-feira (21), o evento contará com a participação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o senador Eduardo Braga, além do deputado Arthur Lira falando sobre os Desafios da Gestão Municipal. Será abordado também o Panorama da Educação Municipal com o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini e demais convidados . Também serão abordados temas como as responsabilidades do SUS nos municípios e o Federalismo Climático e Prevenção de Desastres. 

Finalizando o evento, no dia 22, a programação gira em torno de palestras sobre Políticas de Habitação e Saneamento das Cidades e Governanças, com a participação da Ministra Gleisi Hoffmann no encerramento. 

De acordo com a Assomassul, além de Thomas Tomazeli, entre os nomes que estão presentes na Marcha estão Marcelo Pé, prefeito de Antônio João; Edinho Cassuci, prefeito de Anaurilândia; Júlio Buguelo, prefeito de Glória de Dourados; Eduardo Campos, prefeito de Ponta Porã; Maria Clarice, prefeita de Sonora; Rodrigo Sacuno, prefeito de Naviraí; José Natan, prefeito de Aparecida do Taboado; Márcia Amaral, prefeita de Brasilândia; e Henrique Budke, prefeito de Terenos. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).