As fachadas do comércio da região central de Campo Grande estão ficando mais limpas visualmente por conta do programa municipal “Reviva o Centro”, regulamentado em maio do ano passado, e que tem o objetivo de controlar a poluição visual no Centro da Capital. Em janeiro encerrou-se a 2ª etapa e a partir deste mês, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) começará a vistoriar os estabelecimentos comerciais, de serviços e industriais desta fase.
Na última etapa, 160 empreendimentos, localizados nas avenidas Mato Grosso, Ernesto Geisel, 14 de Julho, Eça de Queiroz, 13 de Maio, Pernambuco e Rui Barbosa, foram notificados para adequação da publicidade. Nesta terceira etapa, que termina em maio, serão vistoriadas as lojas comerciais localizadas no perímetro da rua Rui Barbosa, avenidas Calógeras, Mato Grosso e Afonso Pena, incluindo a rua 14 de Julho.
Já a quarta etapa acaba em setembro quando começam a ser vistoriadas as fachadas localizadas no perímetro das avenidas Mato Grosso, Fernando Correa da Costa, Ernesto Geisel e Afonso Pena, além das ruas Pedro Celestino, Pe. João Crippa, Rosa Cruz e Rui Barbosa.
Procedimentos para regularização
Na primeira e segunda etapas, o comerciante deve retirar a publicidade irregular imediatamente e procurar a Central de Atendimento ao Cidadão para preencher um requerimento e abrir o processo de licença de instalação. O responsável pelo estabelecimento deve levar um croqui de localização, cópia do alvará de localização e funcionamento e trazer o layout da fachada, informando o tamanho da testada do empreendimento e a altura do painel para análise.