Clique aqui e veja as últimas notícias!

OPORTUNIDADE

Programas de estudos da Europa oferecem bolsas para pós-graduações

Instituições na Suíça recebem inscrições para mestrado e doutorado a partir de 2021
09/12/2020 10:16 - Gabrielle Tavares


A Universidade de Genebra na Suíça e o Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) recebem inscrições para bolsas de estudos para mestrado, doutorado e pós-doutorado, para o período letivo de 2021/2022.

O programa da Universidade de Genebra abrange temáticas como Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já o EPFL, é voltado para estudos da área cibernética. Ambos recebem inscrições até 15 de fevereiro.

Acompanhe as últimas notícias

As oportunidades são mediadas pelo site da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O diretor da Aginova, Saulo Gomes Moreira defende que estudar no exterior, em universidades que apresentam elevado nível de excelência acadêmica, representa excelentes oportunidades para trabalhar com avançadas tecnologias.

“Além de tudo aquilo que uma experiência de vivência internacional agrega à formação pessoal do estudante, do pesquisador, o ganho técnico científico também para sua formação é extremamente relevante”.

O professor ressaltou ainda que a possibilidade de escolha por algumas modalidades dentro desses programas permite a continuidade de pesquisas já realizadas no Brasil, de maneira que o desenvolvimento técnico científico do estudante e pesquisador seja ainda maior.

Genebra

O Programa Master of Advanced Studies in European and  International Governance (MEIG) é organizado pela Universidade de Genebra em cooperação com o Escritório das Nações Unidas em Genebra (UNOG).

A duração é de 10 meses, de setembro a julho, e a realização é em 10 módulos temáticos seguidos de um projeto final.

O MEIG é ofertado totalmente em inglês e cobre áreas temáticas como Direitos Humanos e Migração; Paz, Segurança e Assuntos Humanitários; Governança Digital; Comércio Internacional e Desenvolvimento; Saúde e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas, bem como a parceria público-privada para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A 2° chamada está aberta até 31 de dezembro e a 3ª até 15 de fevereiro. Mais informações podem ser obtidas aqui.

Lausanne

O Programa de Talento para Pesquisa de Defesa Cibernética é realizado pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) em parceria com o Cyber Defence Campus (CYD).

O objetivo é promover novas soluções para os principais desafios nas áreas de segurança e ciência de dados, reunindo pesquisa básica e aplicada em defesa cibernética.

As inscrições para bolsas de doutorado e pós-doutorado podem ser feitas até 15 de fevereiro de 2021.

Já para bolsas de mestrado o processo é contínuo, ou seja, interessados podem se inscrever a qualquer tempo.

Mais informações podem ser obtidas aqui.