Cinco mil estudantes podem ter o passe de ônibus trocado por bicicletas, caso a Prefeitura de Campo Grande adote projeto de autoria de Paulo Pedra (PDT) e Eduardo Romero (PTdoB). A medida é justificada pelo viés de este ser um transporte ecologicamente correto e por sua contribuição para uma vida mais saudável. A proposta está pautada para votação, nesta quinta-feira (1º), na Câmara Municipal.
Paulo Pedra, licenciado para atuar como Secretário de Governo e Relações Institucionais, esclarece que por ser um projeto autorizativo ele deve ser implantado somente no próximo ano. Isso porque se prevê que todas as bicicletas sejam adquiridas e doadas pelo poder público, com anuência dos pais e responsáveis dos alunos.
“Acaba economizando passe estudantil pelo aluno adotar a bicicleta e abrir mão do benefício por um ano. Quando chegar no Executivo ele faria o planejamento e avaliaria a hipótese disso acontecer”, ressaltou o pedetista.
Em parecer da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final foi salientada a necessidade de não apenas doar as bicicletas, mas haver efetiva participação dos responsáveis pelo estudante em todo o processo para avaliar questões como risco no trânsito, interferência de condições climáticas de chuva e frio, bem como se facilitar o percurso e disponibilizar área adequada para guarda dos veículos nas escolas.
Por outro lado, a Comissão de Meio Ambiente pontua que ao se adotar a medida ela poderá “resolver os problemas de mobilidade e garantir a prática de uma atividade física com resultados em uma melhor qualidade de vida”.